PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Funjope abre inscrições para oficina de dança expressiva com bailarina alemã

‘Arte na Comunidade’

Funjope abre inscrições para oficina de dança expressiva com bailarina alemã

03/09/2022 | 20:00 | 49

Estão abertas as inscrições para duas oficinas de dança dentro do projeto Arte na Comunidade, desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope). A ação é em parceria com o Centro Comunitário Bom José e o Salamaleque Dance Project, da Alemanha. As aulas começam na terça-feira (6) com a artista alemã Heide Hehse, no Hotel Globo e Centro Cultural Mangabeira.

Com a oficina, a Funjope busca dar oportunidade do contato com a dança e proporcionar inclusão social através do meio artístico. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento artístico e cultural dos jovens que vivem nas comunidades.

“Nós estamos desenvolvendo plenamente na Funjope um trabalho de inclusão social por meio da cultura. Isso envolve apresentação dos artistas e também o lado pedagógico, da formação”, observou Marcus Alves, diretor executivo da Funjope.

Ele destacou que a Fundação Cultural de João Pessoa vem focando na experiência e na política de valorização da dança e realizando um trabalho muito importante nessa área com várias modalidades da dança.

“Heidi é uma bailarina experiente e vem desenvolvendo um trabalho junto à comunidade da Citex. Nós estamos aproveitando essa experiência dela para também abrir duas oficinas voltadas para o público no Hotel Globo e do Centro Cultural Mangabeira”, frisou.

A bailarina – Nascida em Stuttgart, na Alemanha, Heidi Rehse é idealizadora do projeto de dança Salamaleque, criado em 2000 nas favelas do Rio de Janeiro. Ela tem produzido vários projetos de dança e arte por todo o mundo, como Alemanha, Índia, Gana, Libéria, Keniy, Serra Leoa e Ruanda, para crianças de rua e jovens adultos em risco em países pós-conflito e em desenvolvimento, bem como para refugiados que vivem no país de origem da artista. A Salamaleque utiliza a dança e as terapias do trauma para recuperar a autoconfiança, melhorar as suas capacidades e potencialidades.

“Eu trabalho com expressividade, dança expressiva, dança contemporânea, dança de teatro, dança performática, para que a pessoa sinta o poder do próprio corpo. Eu quero mostrar às pessoas que elas não precisam saber passos de dança. O seu corpo tem muito a dizer e a expressar. O seu corpo tem direito de ser visto”, completou a artista.

Programação:

Inscrições – As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Oficinas – Hotel Globo – terça (6) e quinta-feira (8), das 15h às 17h;

Centro Cultural Mangabeira – sexta-feira (9), das 15h às 17h.

  • Texto: Annaline Araújo Edição: Andrea Alves Fotografia: Assessoria/Funjope

  • Secretarias

    sedec funjope

  • Tags

    artista alemã Heide Hehse Centro Comunitário Bom José centro cultural Mangabeira dança educação funjope hotel globo Inscrições abertas oficinas projeto Arte na Comunidade Salamaleque Dance Project

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *