PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel debate diagnóstico e tratamento de hérnia paraestomal

Nesta quarta-feira

Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel debate diagnóstico e tratamento de hérnia paraestomal

30/08/2022 | 19:30 | 67

O Centro de Estudos do Hospital Municipal Santa Isabel (Ceapes-HMSI) recebe, nesta quarta-feira (31), o cirurgião Péricles Oliveira, que vai ministrar aula sobre o diagnóstico e tratamento de hérnia paraestomal. O público-alvo é formado por médicos, residentes e estudantes de medicina. O encontro ocorre a partir das 19h30, de forma presencial, e faz parte do programa ‘Professor Convidado’.

“É um tema palpitante. Colostomia é um procedimento salvador e rotineiro na prática, tanto do cirurgião geral, quanto do coloproctologista. Entretanto, até 40% dos pacientes desenvolvem uma hérnia paracolostômica no pós-operatório tardio, que pode comprometer a qualidade de vida dos pacientes e a adaptação ao reservatório. Nessa edição do programa Professor Convidado será debatida a profilaxia e terapêutica dessa importante afecção”, explicou a coloproctologista Shirlane Frutuoso.

O Hospital Municipal Santa Isabel é referência no tratamento de pacientes com colostomia. Em média, na unidade hospitalar, dois pacientes são operados, por semana, para fechar a colostomia. Por isso, o tema é tão importante para ser discutido.

“O surgimento de uma hérnia em torno da colostomia é muito comum. Ao exame pode apresentar-se como um discreto abaulamento ou como uma volumosa protrusão com a colostomia no topo desse intumescimento. Porém, muitos desses casos são bem tolerados e podem ser tratados com medidas conservadoras, como a utilização de cintas de contenção abdominal ou de cintos para colostomia que apoiem firmemente o local, obtendo-se, assim, algum nível de satisfação”, afirma cirurgião Péricles Oliveira

Entretanto, o médico especialista ressalta, aproximadamente 30% dessas hérnias necessitam de algum tipo de correção cirúrgica para tratamento dos sintomas. “Sangramento, dor, obstrução, volumosas massas abdominais, aparência estética, dificuldade para fixação das bolsas coletoras, vazamentos e irritação da pele são algumas das alterações que indicam cirurgia para tratamento”, explica.

O programa Professor Convidado é conduzido pela Residência Médica em Coloproctologia do HMSI, coordenada pela médica Shirlane Frutuoso.

Sobre o palestrante – Péricles Oliveira é cirurgião do aparelho digestivo e coordenador da Residência de Cirurgia Geral do HMSI. O médico é presidente do capítulo Paraíba da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil), onde é membro titular com área de atuação em cirurgia bariátrica e robótica.

  • Texto: Glaudenice Nunes Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: arquivo/ Secom-JP

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    Centro de Estudos colostomia hospital santa isabel Péricles Oliveira professor convidado programa saúde SMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *