PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Trabalho da Emlur contribui para manutenção da limpeza de João Pessoa

Cuidando da cidade

Trabalho da Emlur contribui para manutenção da limpeza de João Pessoa

07/08/2022 | 14:00 | 19

Uma cidade limpa, bela e agradável. Os moradores de João Pessoa podem comemorar o fato de viver em um local assim, não apenas no dia do aniversário da cidade, mas, durante todo o ano. Diariamente, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza os serviços de coleta de resíduos sólidos, varrição, capinação e roçagem, entre outros, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Os agentes de limpeza recolhem uma média de 1,280 mil toneladas de resíduos sólidos, por dia. Do total, aproximadamente 735 toneladas são referentes aos resíduos domiciliares; 515 toneladas são de entulhos; e 30 toneladas de resíduos de poda de árvores.

O morador do bairro de Gramame, Adilton Durand, elogia a qualidade do serviço de coleta domiciliar. No bairro onde mora, a coleta é feita às segundas, quartas e sextas-feiras e, segundo ele, não atrasa.

“Não tenho nada a reclamar, pelo contrário. O caminhão passa sempre nos mesmos dias, não falta. Não temos problema com resíduos deixados na calçada. É tudo coletado. Acho que cabe a nós, como população, zelar pelo trabalho dos agentes e vedar bem as sacolas e colocar o lixo para fora de casa, próximo do horário de coleta”, afirma Adilton Durand.

A opinião dele é compatível com a de 93% dos participantes de uma pesquisa feita pela Emlur, que apontaram uma avaliação excelente, ótima ou boa sobre o serviço. Conforme o estudo, realizado pela Diretoria de Operações da Emlur, 42,2% dos entrevistados avaliaram como boa a coleta de resíduos sólidos domiciliares. Outros 27% dos entrevistados consideraram o serviço excelente e 24,4% responderam que a coleta é ótima.

Para o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, os números representam a resposta positiva da população ao empenho de toda a equipe, no trabalho diário de cuidar da cidade de João Pessoa. “Neste período em que comemoramos os 437 anos de nossa Capital, aproveito para parabenizar os agentes de limpeza pelo zelo na realização deste trabalho tão importante à população e a sua qualidade de vida”.

O serviço domiciliar é ininterrupto, sendo alternado nos bairros e diário nas regiões de praia e no Centro. Já as demais coletas são realizadas de segunda a sábado, em uma programação que contempla todas as localidades, semanalmente.

SONY DSC

Praças e parques – O Parque Solon de Lucena foi o local escolhido pelo casal Larissa Pereira e Bruno Ender para se encontrar. Para Larissa, moradora do Bairro das Indústrias, o Parque é um espaço com ótima localização, limpo e agradável para um passeio ou piquenique.

O local recebe os serviços de capinação, roçagem e pintura de meio-fio dentro da programação operacional, mas recebe a varrição todos os dias. Os agentes de varrição executam o serviço nos principais corredores viários de João Pessoa e no entorno de prédios públicos, a exemplo de praças, escolas, creches e unidades de saúde da família, além das ciclofaixas.

O serviço também é feito com o auxílio de uma varredora mecanizada. A varrição também inclui a limpeza das papeleiras instaladas nos postes de praças, parques e vias públicas.

Zelando pela cidade – Todo dia, as equipes de zeladoria realizam os serviços de capinação, roçagem e pintura de meio-fio em uma média de 19 quilômetros de ruas e avenidas. As ações de zeladoria, executadas de segunda a sábado, contemplam também os prédios públicos localizados na área de programação a ser executada.

Bruno Ender, morador do bairro de Gramame, avalia positivamente não só as ações de zeladoria, mas a limpeza de toda a cidade de João Pessoa. “De modo geral, vivemos numa cidade limpa e bem cuidada”. Passeando com a namorada no Parque Solon de Lucena, ele observa que não parece que no dia anterior tinha havido festa no local (Festa das Neves), haja vista a limpeza do local.

Turistas – João Pessoa é internacionalmente conhecida pelas belezas naturais das praias. Para manter a proteção ao meio ambiente, a Emlur realiza serviços diários por toda a orla da Capital. A catação da faixa de areia é feita três vezes ao dia. Além disso, há varrição da calçadinha e ciclofaixa e coleta dos resíduos domiciliares, os quais são recolhidos quatro vezes ao dia dos contentores dispostos por toda a orla.

Todo o cuidado com a qualidade de vida dos moradores também se estende aos visitantes. A turista Daniele Marangó, de Brasília, visitou João Pessoa pela primeira vez, com o esposo e duas filhas, e ficou encantada com as belezas naturais. “Viemos para passar uma semana na cidade e estamos adorando. Estamos hospedados em Tambaú e conhecendo as praias, que, além de muito bonitas, são limpas. Há agentes de limpeza em diversos pontos do Litoral”.

  • Texto: Thadeu Rodrigues Edição: Andrea Alves Fotografia: Carlos Nunes

  • Secretarias

    emlur

  • Tags

    aniversário da cidades coleta emlur JP 437 anos limpeza urbana Trabalho varrição zeladoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *