Polícia Civil conclui que houve injúria racial cometida por torcedor do Botafogo-PB e encerra inquérito
Compartilhe
Pouco mais de um mês do ocorrido, a Polícia Civil encerrou o inquérito que apurava uma suposta injúria racial que teria acontecido na partida de ida da final do Campeonato Paraibano, entre Botafogo-PB e Campinense, no dia 14 de maio. Na ocasião, um torcedor do Belo foi flagrado em vídeos supostamente chamando alguém de “macaco”. A Polícia chegou à conclusão que houve mesmo o crime de injúria racial.
Foram ouvidas testemunhas, uma possível vítima, o massagista do Campinense, Cleitinho, e o investigado, o torcedor do Botafogo-PB que proferiu as palavras. O inquérito agora foi remetido para o Ministério Público, que vai decidir se vai ou não oferecer uma denúncia.
O caso ficou inicialmente com o delegado Marcelo Falcone, titular da Delegacia Especializada de Crimes Homofóbicos, Raciais e de Intolerância Religiosa, mas depois foi conduzido pela delegada Rosana Siqueira, quando o titular entrou de férias.
“O inquérito foi concluído, ficou comprovada a injúria racial através de gestos e palavras. A vítima compareceu, confirmou, prestou declarações, representou contra o acusado, e o acusado confessou. Talvez o MP devolva, pedindo alguma informação. Mas como foi bem instruído não tem muito mais o que fazer. Vamos aguardar agora”, disse a delegada Rosana.
Vale lembrar que o Boletim de Ocorrência do caso foi feito pelo Botafogo-PB, mandante da partida, que aconteceu no Estádio Almeidão, e único clube que teve sua torcida no estádio naquela partida, que só teve a presença dos torcedores do time mandante. Boa parte dos vídeos que ajudaram no inquérito foram feitos por torcedores do Belo, que colocaram nas redes sociais, condenando o ato.
Veja também Oitavas de final do Paraibano Sub-20 agitam o Estado neste meio de semana
-
botafogo-pb
-
campinense
-
injúria racial
-
polícia civil.
-
racismo
Pedro Alves
Jornalista formado pela UFPB. Repórter de Esportes da Rede Paraíba de Comunicação.
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Leia também
Esportes
Unifacisa anuncia contratação de Facundo Corvalán, destaque do Minas na conquista da Copa Super 8, na última temporada
Armador de 22 anos já acumula três passagens pela seleção argentina de basquete e vai para a sua terceira temporada no NBB, onde teve média de 7,7 pontos em 2021/22.
Esportes
Jogo entre Sousa e São Paulo Crystal, pela Série D, está mantido para o próximo domingo
Polícia Militar publicou um ofício dando garantias em relação à segurança na partida. Ministério Público recomendou na última semana que as partidas no Estado até o dia 3 de julho fossem adiadas.
Esportes
São Paulo Crystal anuncia Celinho Silva como o seu novo treinador
Técnico de 39 anos vai pela primeira vez atuar no futebol paraibano.