Primeira-dama do Estado prestigia desfile do Bloco Portadores da Folia e destaca ações do Governo para fortalecer inclusão na Paraíba
A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, prestigiou, na tarde desta terça-feira (10), em João Pessoa, o desfile do Bloco Portadores da Folia, da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). Com o tema “Na avenida, nosso time é a inclusão”, a 33ª edição do desfile reuniu, mais uma vez, entidades e um bom público na orla da Capital, promovendo, na prática, a inclusão dos usuários da Funad, a grande bandeira da instituição.
Na ocasião, Ana Maria Lins destacou a importância do momento para as pessoas com deficiência (PcD) e as políticas públicas do Governo da Paraíba no fortalecimento da inclusão. “É com muita alegria que estamos aqui mais uma vez para prestigiar esse momento tão importante para a inclusão, para o fortalecimento da cidadania. É uma troca de energia muito boa com os usuários da Funad e de outras entidades, que são pessoas capazes e devem estar onde elas quiserem estar”, disse.
“Esse desfile é uma verdadeira celebração e vai na direção do objetivo maior, que é a inclusão. No fim do ano passado, por exemplo, o governador João Azevêdo entregou a reforma da Funad, que teve mais de R$ 5 milhões em investimentos, ampliando e melhorando o atendimento tão importante nesse processo de inclusão. São investimentos em oficinas de órteses e próteses, enfim, é o Governo do Estado cuidando das pessoas e melhorando a vida delas”, observou, ainda, a primeira-dama.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Pollyanna Werton, destacou: “Esse é um momento de inclusão social; mas, mais que isso: é uma grande luta contra todas as formas de barreiras e de elevar a autoestima dessas crianças, dessas pessoas com deficiência. É um momento em que todos nós percebemos o quanto elas são capazes, contribuindo para uma sociedade cada vez mais humana.”
Para a presidente da Funad, Simone Jordão, o desfile do Bloco Portadores da Folia representa o compromisso do Governo da Paraíba com a inclusão. “Eu lembro que até há alguns anos existia uma resistência muito grande, principalmente para pessoas com transtorno do espectro autista. E esse desfile tem incluído, servido de terapia para esse público. É o compromisso da gestão do governador João com a inclusão, que passa pelos serviços de interiorização da Funad até os investimentos em oficinas de próteses e órteses, iniciativa fundamental para a qualidade de vida dos nossos usuários e seus familiares, como bem observou a primeira-dama Ana Maria Lins”, acrescentou.
O desfile foi acompanhado, ainda, pelo secretário de Estado da Comunicação Institucional (Secom), Nonato Bandeira, e pelo secretário da Administração, Tibério Limeira.
Que o bloco funciona como uma terapia, disso a técnica de enfermagem Valéria Diogo não tem dúvidas. “O meu filho Tiago, que tem Transtorno Desafiador Opositivo, tinha uma grande resistência em participar do bloco. Hoje, vejo que ele suporta mais o barulho, está mais aberto à socialização. Não é apenas um bloco. Para o meu filho, tem sido uma terapia e que tem funcionado”, comemorou.
A criança que tem o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) tem comportamento agressivo e várias dificuldades de relacionamento, o que prejudica sobretudo a aprendizagem em sala de aula.
Já era perto das 17h quando o Portadores da Folia iniciou o desfile rumo ao Largo da Gameleira. Para garantir a segurança do evento, a Funad obedece a algumas etapas, desde o planejamento, programação, trabalho de divulgação com usuários, figurinos, escolha das atrações musicais e organização de todo o esquema de segurança, que conta com a participação das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Semob e Samu, de modo que os foliões tenham toda a segurança.
“Eu acho um bloco muito animado e com uma lição de vida muito grande. Sempre que posso, participo. Conheço bem a importância de um momento como esse”, concluiu a psicóloga Juliana Chaves.