Sedurb entrega crachás para fotógrafos autorizados a trabalhar no Busto de Tamandaré
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou, nesta terça-feira (30), uma reunião com os profissionais da fotografia autorizados a trabalhar no Busto de Tamandaré, Orla da Capital. Na ocasião, houve a entrega dos crachás de identificação dos fotógrafos, que são pessoais e intransferíveis.
Através do edital 007/2025, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Sedurb, cadastrou e concedeu autorização para o exercício da atividade de fotógrafo no letreiro do Busto de Tamandaré, um dos principais cartões postais de João Pessoa, muito frequentado por moradores e turistas.
O mencionado edital deixa claro que a autorização para cada fotógrafo é pessoal, não podendo ser cedida ou trocada. Também é proibido no local o uso de drones, mesas, cadeiras, faixas ou qualquer tipo de propaganda sem autorização. O descumprimento dessas regras pode levar à perda da autorização e apreensão de equipamentos.
“A entrega dos crachás aos fotógrafos faz parte do esforço da gestão municipal para garantir que estes profissionais exerçam suas atividades de forma organizada e dentro da legalidade, com identificação oficial e cadastro na Sedurb. Isso traz mais segurança e mais tranquilidade para quem visita o local e quer registrar, de forma profissional, sua passagem por aqui”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti.
Por outro lado, é importante destacar que ninguém é obrigado a contratar este serviço de fotografia no Busto de Tamandaré. Ou seja, qualquer pessoa pode tirar suas próprias fotos, livremente. Neste contexto, a ação da Sedurb tem proporcionado a organização daquele espaço público, pois havia um excesso de fotógrafos no local, muitas vezes dificultando que as pessoas fizessem seus próprios registros, com tranquilidade.
“Com a regularização, a gente garante ordem, respeito ao espaço público e uma convivência melhor entre profissionais, moradores e turistas. Este é mais um exemplo de um trabalho que busca valorizar o profissional, ao mesmo tempo em que mantém o ordenamento urbano, construindo soluções que beneficiem toda a população. Por isso, seguimos trabalhando por uma João Pessoa cada vez mais organizada, justa e humanizada”, concluiu o secretário da Sedurb.