PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Equipes da Ronda Maria da Penha participam de capacitação para melhorar atendimento às mulheres

Equipes da Ronda Maria da Penha participaram, nesta quinta-feira (9), na sede do Procon-JP, no bairro de Tambiá, de mais uma capacitação para melhorar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero. O encontro, que foi aberto às 8h e seguiu durante todo o dia, foi promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através de uma parceria entre as Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) e de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

O encontro contou com a participação de autoridades que lidam com o enfrentamento à violência doméstica, familiar e de gênero na Paraíba e teve como palestrantes a juíza e coordenadora da mulher em situação de violência doméstica e familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Graziela Queiroga; a delegada da Mulher, Walnísia Melo Chaves; e a psicóloga e especialista em violência de gênero e diversidade humana pelo TJPB e mestranda em neurociência cognitiva e comportamento pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Géssica Freitas.

Dentre os temas abordados, estiveram a prisão em flagrante dentro do contexto de violência contra a mulher, a medida protetiva, conquistas da Lei Maria da Penha e neurociências e violência doméstica, além de relatos das equipes que trabalham na Ronda Maria da Penha da Capital. De acordo com a secretária interina de Políticas Públicas para as Mulheres, Juliana Dantas, essa foi a quarta capacitação da equipe da Guarda Civil Metropolitana que atende as mulheres em situação de violência em João Pessoa.

“Nós temos capacitações com grande adesão e apoio da Semusb e temos como resposta uma Ronda Maria da Penha eficiente que, em toda a sua história, conseguiu tirar as mulheres desse ciclo de violência com vida. Então, nós temos o marco de não ter perdido nenhuma mulher para o feminicídio. Por isso, é importante estar capacitando e atualizando as equipes para que a gente tenha essa efetividade sempre. Só assim, conseguimos ser essa ferramenta de segurança para as mulheres”, afirmou Juliana Dantas.

A capitã Rebeca Barros, secretária executiva de Segurança Urbana e Cidadania, participou da capacitação e disse que se trata de uma ação muito importante para melhorar o atendimento às mulheres. “Quando eu trabalhava na rua, participei de uma ocorrência contra uma mulher dentro de um apartamento de luxo, mas também atendia situações nas comunidades. É bom lembrar que, quando elas ligam para os canais de denúncia, como o 190, 153 e 197, querem ser bem atendidas e acolhidas. E esse é o nosso papel enquanto poder público”, destacou.

Hellen Maciel, coordenadora da Ronda Maria da Penha de João Pessoa, ressaltou a importância das capacitações mesmo contando com uma equipe que já está na rua há muitos anos e que tem uma grande bagagem. “Sempre é bom e necessário se reciclar para adquirir novos conhecimentos. Esta ação é muito valiosa para deixar a equipe atualizada e preparada para essas demandas tão sensíveis que envolvem situações de violência contra a mulher”, disse.

Também estiveram presentes ao evento a subcomandante da Ronda Maria da Penha, Surama Soares; e a chefe de ações da Ronda Maria da Penha, Erika Ramalho.

Canais de denúncias sobre violência contra a mulher:

153 – Guarda Civil Metropolitana e Ronda Maria da Penha

180 – Central de Atendimento à Mulher

190 – Polícia Militar

197 – Polícia Civil

0800-283-3883 ou (83) 98695-3549 (WhatsApp) – Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra: Funciona com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua Afonso Campos, 111, Centro.