PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias do Seridó

Vice-governador participa da Expo Prata e destaca protagonismo das mulheres no agro — Governo da Paraíba

Os projetos que destacam o protagonismo feminino no agronegócio tiveram a importância ressaltada pelo vice-governador, Lucas Ribeiro, durante sua visita à XI Expo Prata, realizada até este domingo no município de Prata, no Cariri paraibano. Os espaços criados para palestras, debates e apresentação de personagens nas feiras e exposições do Circuito do Agronegócio, através dos projetos “Encontro de Mulheres do Agro” e “Mulheres do Agro Antes da Porteira”, promovidos pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), contribuem para o reconhecimento da presença, da luta e das conquistas das mulheres no campo.

Para Lucas Ribeiro, “o movimento Mulheres do Agro é um espaço importante para trocar de conhecimentos, participar de  palestras, capacitações”. Ele  aponta que é um momento para se debater temas de interesse das mulheres.

O vice-governador lembra que a esposa dele, a advogada Camila Mariz Ribeiro, coordenadora do Programa “Antes que Aconteça”, que visa prevenir a violência contra as mulheres, tem participado como palestrante do “Encontro de Mulheres do Agro” em várias feiras e exposições. “Através do movimento Mulheres do Agro, a minha esposa conta experiências da vida dela, compartilha o combate à violência contra a mulher, que é uma pauta que ela tem levantado e, através de espaços como este, tem sido voz ativa em nome das mulheres”.

O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, reforça que é necessária a manutenção de espaços que dão o devido reconhecimento à participação e à importância das mulheres especificamente na zona rural, mas também em todos os lugares. “As mulheres são fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio. A Sedap-PB tem como um dos objetivos garantir espaços para que essa presença feminina seja devidamente reconhecida e enaltecida”, enfocou.

A assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles, idealizadora dos projetos da Sedap-PB voltados às mulheres, ressalta que as duas propostas visam dar protagonismo às mulheres do campo. “Todos os direitos das mulheres foram por meio de conquistas na educação, saúde, nos direitos reprodutivos, no combate à violência, estamos desafiando estereótipos de gênero e inspirando gerações futuras, assim como outras mulheres alicerçaram o nosso caminho estamos aqui hoje construindo caminho para meninas e mulheres que virão depois de nós. Por isso precisamos estar em todos os lugares de poder e decisão. E para conseguirmos esse feito é crucial a promoção de políticas públicas que atendam às necessidades e demandas específicas das mulheres”, afirmou.

Mulheres Antes da Porteira – O Projeto “Mulheres do Agro Antes da Porteira” abordou o trabalho da empresária Milka Gonçalves, da marca ‘E Tome Bée’, de produtos criativos nordestinos, especialmente paraibanos e caririzeiros. Ela é formada em Engenharia de Produção com mestrado na área. “Eu criei essa marca em 2022, na exposição de caprinos e ovinos da Prata. Naquele momento, eu estava num processo em que eu estava muito feliz com a região que eu sou inserida, que é o Cariri paraibano, região que passou por um grande processo nos últimos anos”.

Milka relata que o Cariri da época em que nasceu, nos anos 1990, com a região do início dos anos 2000, quando ela foi morar em grandes centros urbanos, era muito diferente do atual. “Hoje é um Cariri totalmente transformado. É um Cariri vivo, alegre, com oportunidades de crescimento”, observou.

A empresária afirma que o reencontro positivo com a região deu o ‘start’ para a criação da marca dela. “Eu pensei como posso ajudar nesse processo das pessoas sentirem esse pertencimento na região em que estão inseridas”, conta. Daí surgiu a marca que produz camisetas, bonés, ecobags e outros itens. “Todos têm uma identidade regional muito forte. As estampas trazem um sentimento. Têm um apelo muito emocional porque esse é o meu objetivo, que as pessoas se encantem e se orgulhem cada vez mais”, pontuou.

A empresária de Prata, Aparecida Nóbrega, que também participa do projeto “Mulheres do Agro”, destaca o sucesso da XI Expo Prata como ambiente de negócios e as ações voltadas às mulheres. “Prata é palco desses movimentos e eu fico tão feliz com as mulheres se destacando. Eu queria parabenizar o Governo do Estado por impulsionar as mulheres para que possam ter seu espaço de negócio, de vez e voz. Esse espaço que está sendo feito na Paraíba, não está sendo diferente na Prata”, apontou.

Aparecida Nóbrega destaca que as mulheres são protagonistas no agronegócio. “Nós temos a nossa própria potencialidade. Nós temos a potência do agronegócio, da caprinocultura, do agro. Não precisamos inventar a roda, ela só precisa ser colocada para girar. É isso que as mulheres do Cariri estão fazendo”, relatou.