PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Olímpio Rocha entra na corrida para Governo da Paraíba pelo PSOL

Foto: Divulgação.

O suplente de deputado Olímpio Rocha confirmou inscrição como pré-candidato ao Governo da Paraíba pelo PSOL nas eleições de 2026. Desde o fim do ano passado, o partido se articula para participar diretamente da disputa majoritária.

No primeiro momento, o nome cogitado foi do professor Lúcio Flávio Vasconcelos. Segundo Olímpio, ele decidiu retirar a pré-candidatura e declarar apoio ao seu nome. “O companheiro Lúcio Flávio optou por declinar da candidatura e manifestar apoio ao meu nome, decisão tomada de forma tranquila e dialogada”, disse.

Ao Conversa Política, Lúcio Flávio disse que a questão ainda está sendo discutida dentro Psol. “O processo é lento. Mas, até o final de fevereiro, teremos uma candidatura. Estamos discutindo internamente qual será a melhor estratégia”, afirmou.

Para a vaga de senador, o nome cotado é o de Avenzoar Arruda, ex-vereador de João Pessoa e ex-candidato à Prefeitura da Capital.

Decisão da pré-candidatura ao governo

Olímpio Rocha disse que não pretendia, inicialmente, entrar na disputa majoritária, mas que o cenário político e o diálogo com militantes e movimentos sociais mudaram o rumo da decisão.

“Eu não tinha, inicialmente, planos de disputar o Governo do Estado. No entanto, a partir do final do ano passado, passei a ser procurado por companheiras e companheiros do PSOL, de outros partidos de esquerda e, sobretudo, dos movimentos sociais”, afirmou.

Segundo ele, as conversas evoluíram até a avaliação de que seria necessário apresentar uma candidatura claramente identificada com o campo progressista, já os nomes colocados representam a continuidade de projetos políticos tradicionais.

“As candidaturas já apresentadas de Lucas Ribeiro (PP), Cícero Lucena (MDB) e Efraim Filho (União) expressam, cada uma a seu modo, projetos conservadores ou alinhados à extrema direita, sem compromisso real com uma Paraíba socialmente justa, inclusiva e orientada pelos direitos humanos”, declarou.