pré-selecionados devem comprovar informações nas instituições até sexta (13)

Reprodução/Agência Brasil

Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), neste primeiro semestre de 2026, precisam entregar a documentação para a instituição privada de ensino superior (IES) em que foram pré-selecionados até sexta-feira (13), a fim de comprovar as informações prestadas no momento da inscrição.

O resultado referente ao processo seletivo do primeiro semestre foi divulgado na semana passada, em 3 de fevereiro, com mais de 226 mil pré-selecionados. O candidato pode conferir o resultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação, com login da plataforma Gov.br.

A edição de 2026 do Prouni oferta 595.374 bolsas, em 895 cursos de 1.046 instituições privadas de ensino superior de todo o país.

LEIA TAMBÉM:

O candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação necessária por meio virtual, conforme definido pela faculdade.

A instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento.

Se a entrega for presencial, a faculdade privada deverá orientar colaboradores para receber a documentação fisicamente nos locais de oferta de curso em que houver candidatos pré-selecionados, nos horários de funcionamento da instituição. 

Segunda chamada

Para quem está de olho nas vagas remanescentes e não foi selecionado, o resultado da segunda chamada deve ser divulgado em 2 de março e a comprovação das informações será de 2 a 13 de março. 

Para participar da lista de espera do Prouni, o candidato deverá manifestar interesse por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nos dias 25 e 26 de março.

A lista estará disponível na página do Prouni, também no Portal Acesso Único, no dia 31 de março, para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos.   

O que é o Prouni?

É um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais (cobrem 100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior.

Pôde se inscrever quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 ou 2025 e obteve média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.

O candidato pré-selecionado ainda não é “dono” da vaga. Ele precisa comprovar suas informações pessoais (como a renda familiar per capita e o certificado de conclusão de curso em escola pública, por exemplo). Esse processo é feito pelas instituições de ensino.

Datas do Prouni 2026 do 1º semestre

  • Prazo para entregar a documentação para a instituição: 13 de fevereiro
  • Resultado da segunda chamada: 2 de março
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 25 e 26 de março
  • Resultado da lista de espera: 31 de março

*Com informações da Agência Brasil e g1