Secretaria de Meio Ambiente volta a coordenar Cuidado e Proteção Animal em João Pessoa
A política de bem-estar animal voltou a ser coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, que assume a gerência de equipamentos como Hospital do Pet, Clínica do Pet e Castramóvel. Com a mudança administrativa, esta semana, a gestão municipal iniciou um processo de avaliação técnica dos serviços e equipamentos ligados à política de proteção animal, com foco na retomada segura e eficiente dos atendimentos à população.
Como parte desse processo, as marcações de procedimentos no Hospital do Pet, realizadas por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, estão temporariamente suspensas. A medida é necessária para ajustes no sistema, que está passando por adequações administrativas e técnicas para garantir mais estabilidade e segurança no atendimento.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, durante a transição a equipe da Semam identificou uma série de problemas estruturais e operacionais no Castramóvel, equipamento fundamental para a política de controle populacional de cães e gatos no município. O veículo estava parado e, após vistoria técnica, foi constatada a necessidade de intervenções para assegurar seu pleno funcionamento.
“Encontramos o Castramóvel com diversos problemas e sem condições imediatas de uso. Nossa prioridade é garantir que ele volte a operar com segurança, qualidade e dentro das normas técnicas. Para isso, serão feitos os ajustes necessários no equipamento, permitindo que o serviço seja retomado o quanto antes, beneficiando a população e o bem-estar animal”, explicou o secretário Welison Silveira.
Enquanto o sistema de agendamento pelo aplicativo permanece indisponível, as solicitações de castração podem ser realizadas por outros canais, como via 1Doc, por meio do site da Prefeitura ou presencialmente no Hospital do Pet ou na Clínica do Pet.
A Prefeitura de João Pessoa reforça que as medidas adotadas têm como objetivo aprimorar os serviços, garantir mais eficiência na gestão pública e assegurar melhores condições de atendimento à causa animal. Assim que o sistema de agendamento for restabelecido e o Castramóvel estiver apto para operação, a população será devidamente informada pelos canais oficiais do Município.
Serviço – O Hospital do Pet fica na Avenida Santa Catarina, 661 – Bairro dos Estados e a Clínica do Pet na Rua Marechal Almeida Barreto, 520 – Centro. Os dois equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.