Lucas Ribeiro abre 2ª Fepaf em Campina Grande e destaca a força da agricultura familiar — Governo da Paraíba
O governador em exercício da Paraíba, Lucas Ribeiro, abriu, nessa quinta-feira (23), a 2ª Feira Paraibana da Agricultura Familiar (Fepaf), realizada na Vila Sítio São João, em Campina Grande. Durante a solenidade, ele destacou a força da agricultura familiar e o suporte do Governo da Paraíba em todas as etapas da cadeia produtiva. Após a recepção de um grupo de dança do município de Teixeira, Lucas Ribeiro fez a entrega de máquinas agrícolas e assinou termos de adesão ao programa Garantia-Safra.
Ao lado do secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio, e do secretário executivo, Bivar Duda, o governador em exercício reforçou o compromisso com a valorização dos agricultores familiares. “Uma das coisas que mais gosto quando fazemos entregas nos municípios paraibanos é visitar as cooperativas e ver como a agricultura familiar faz a diferença na vida das pessoas. As entregas feitas aos agricultores e agricultoras representam o cuidado com quem produz e com quem é beneficiário dessa produção. O Governo da Paraíba chega junto, com veículos, máquinas, energia solar e iniciativas que impulsionam a produção e o escoamento”, afirmou Lucas Ribeiro.
O evento segue até este domingo (26), com expositores de diversos municípios paraibanos e a oferta de mais de 200 tipos de produtos. A programação cultural conta com shows de Santanna, o Cantador, Cavalo de Pau, Jorge de Altinho e vários artistas regionais. A entrada é gratuita, o espaço funciona das 9h às 23h.
O secretário Frei Anastácio destacou que a Fepaf é uma grande vitrine da força e da diversidade da agricultura familiar paraibana. “Aqui, a gente vê a riqueza do que é produzido no campo paraibano — alimentos agroecológicos, artesanato, doces, queijos e tantas outras criações feitas com as mãos de homens e mulheres que vivem e trabalham na terra. Este é um momento de celebração, de mostrar o resultado do trabalho e da dedicação das famílias agricultoras. É a prova de que, quando há investimento, há mais produção e com maior qualidade”, afirmou.
Com investimentos de R$ 3,4 milhões do Governo da Paraíba, a feira integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, promovido pelo Consórcio Nordeste e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A Fepaf é voltada para agricultores familiares, representantes de sindicatos rurais, movimentos sociais do campo, organizações da sociedade civil e para o público em geral que valoriza a agricultura familiar.
O evento promove a troca de experiências entre produtores, consumidores e instituições governamentais, fortalecendo os laços entre o campo e a cidade. Além da exposição e comercialização de produtos, a programação inclui palestras, oficinas e espaços temáticos, como a Vila do Artesanato, Praça dos Povos Originários e Quilombolas, Praça do Queijo e do Mel, Vila Cultural e Hall de Inovação e Educação.
Entregas e parcerias – Na abertura da feira, oito prefeitos participaram da assinatura simbólica de adesão ao Garantia-Safra. Também houve a entrega simbólica de motoensiladeiras, como parte das ações de mecanização da agricultura familiar promovidas pela Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido.
Estiveram presentes, o superintendente do Incra-PB, Antônio Barbosa; o coordenador do Procase, Nivaldo Magalhães; o diretor da Empaer, Aristeu Chaves; a representante dos povos indígenas, Comadre Guerreira; a representante do MST, Dilei Aparecida; o presidente da Famup, George Coelho; o coordenador regional da Funai em João Pessoa, Eugênio Herculano, e Fabiano Oswald, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Também participaram representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Fetag, Insa, Rede Colegiados Territórios Rurais da Paraíba, Cooperar, Embrapa, Comissão Pastoral da Terra, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campina Grande, além de deputados estaduais e vereadores do município.