PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias do Seridó

II Encontro Interagências de Inteligência Norte/Nordeste supera expectativas e reúne 300 agentes de 21 estados — Governo da Paraíba

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Diretoria de Inteligência Penal, e com apoio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, concluiu nesta sexta-feira (17) o II Encontro Interagências de Inteligência das Regiões Norte e Nordeste, aberto na quarta-feira (15) em João Pessoa, no Centro Cultural Ariano Suassuna, bairro de Jaguaribe.

O diretor de Inteligência Penal da SENAPPEN, Antônio Glautter, avalia que o encontro cumpriu sua missão e superou as expectativas. Com previsão de 200 participantes dos 16 estados das regiões Norte Nordeste, o evento, que foi marcado pela integração, teve a participação de 298 agentes de inteligência de 21 estados da Federação, representantes de 70 agências de inteligência, reunindo também alguns policiais federais, policiais penais federais e policiais civis.

Segundo Glautter, que é delegado da Polícia Federal, o encontro teve o objetivo de debater temas relevantes para a inteligência penitenciária e o combate às organizações criminosas que afetam o sistema prisional e a sociedade em geral. A iniciativa foi promovida pela SENAPPEN por meio da Diretoria de Inteligência Penal em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves, revela: “Acreditamos que este encontro fortalecerá as agências de inteligência penal do Norte e Nordeste o que contribui com avanços no setor de inteligência em todo o sistema penal brasileiro porque as palestras, a troca de conhecimento se multiplicarão no sentido das polícias penais e as forças de segurança como um todo aprimorarem o combate ao crime organizado no Brasil. Todos nós da Seap-PB, nos sentimos honrados por essa oportunidade ímpar em sediar evento de grande importância”.

Na avaliação do gerente da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica Penitenciária, da Seap-PB, policial penal, João Claudio Sucar, o encontro de fato superou as expectativas, consolidando-se como um dos maiores eventos de inteligência do país. “Embora o foco principal tenha sido a integração das agências das regiões Norte e Nordeste, esta edição demonstrou uma notável amplitude nacional. O sucesso manifestado pelos participantes contribui significativamente para o reconhecimento e a valorização da Polícia Penal. O resultado positivo estabelece um novo patamar para as próximas edições, estabelecendo um padrão de excelência”, pontuou.

O coordenador da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário da Paraíba, policial penal Emerson Paz, revela que a realização do II Encontro Norte/Nordeste de Agências de Inteligência, “é algo que nos orgulha muito, é um evento de relevância nacional. A Seap-PB e a Polícia Penal do Estado da Paraíba merecem reconhecimento pela organização do evento em colaboração com a SENAPPEN e a Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica Penitenciária, em conjunto com a Diretoria de Inteligência Penitenciária. Todos desempenharam papel fundamental para o sucesso do encontro. Todos os envolvidos estão de parabéns, e o Estado foi amplamente beneficiado pela realização deste evento em seu território”.

A policial penal Taise Pereira da Cruz, do Departamento de Polícia Penal do Estado do Pará, palestrante na quinta-feira (16), abordou o tema código de manuais, uma análise da comunicação no Centro de Recuperação Regional de Cáceres, que objetivou apresentar o desenvolvimento da comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Centro de Recuperação Regional de Cáceres, no Estado do Pará, um projeto em constante crescimento. Taíse avalia o encontro: “Em relação ao evento, ele foi excelente, com uma organização impecável. As temáticas abordadas contribuem significativamente para o trabalho das Agências de Inteligência, promovendo uma integração crucial. Esperamos fortalecer essa integração entre as forças de segurança e inteligência, e implementar os mecanismos apresentados de forma eficiente. Desejamos também adotar as melhores práticas observadas nos outros estados e agências”, pontuou.

Rodrigo Marques da Nóbrega, 15º Promotor de Justiça Criminal de João Pessoa, com atribuições na execução penal, destaca que a inclusão da Paraíba no calendário de eventos relevantes é motivo de reconhecimento, uma vez que o II Encontro de Inteligência das regiões Norte e Nordeste propicia um debate sobre tema crucial: As organizações criminosas no sistema penitenciário. “A presença de policiais penais, servidores do sistema prisional, membros do Ministério Público e outros profissionais da área, fomenta a integração de temas relevantes, como a questão das organizações criminosas. Entendemos que, na conjuntura atual, o enfrentamento dessa problemática exige a colaboração entre todos os atores envolvidos no sistema prisional. Esses espaços de diálogo permitem a troca de experiências. A oportunidade de interagir com colegas da região Norte e Nordeste possibilita o compartilhamento de conhecimentos e perspectivas. É fundamental compreendermos que todos nós integramos uma única estrutura. Em consonância com sua atuação e com o objetivo de implementar políticas de responsabilização, sem desviar dos princípios fundamentais que regem o sistema penal”.

O encontro serviu para fortalecer a Rede Nacional de Inteligência Penitenciária (RENIPEN), um dos setores da SENAPPEN que articula os núcleos de inteligência dos sistemas prisionais estaduais e federais, com foco na melhoria do sistema prisional e no combate ao crime organizado.

 _______

Por: Josélio Carneiro de Araújo

Ascom/Seap-PB

Fotos: Seap-PB e SENAPPEN