O Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultural acontece a partir desta sexta-feira (12), no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), localizado no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. O evento é uma iniciativa promovida pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) e segue com programação até o domingo (14). Interessados devem se inscrever através do link oficial do festival.
LEIA TAMBÉM:
Além de palestras, feiras de inovação, hackathon e rodas de conversa sobre temas como economia circular, turismo sustentável, políticas públicas e preservação ambiental, o evento terá uma programação cultural com atrações musicais como Gitana Pimentel, Totonho, Escurinho, Val Donato, Caburé, Nathalia Bellar, Seu Pereira e Coletivo 401, Os Fulano, César Amaral e Yuri Carvalho.
➡ Confira programação completa do evento
A iniciativa tem como objetivo antecipar os debates que estarão em pauta na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro no estado do Pará. O festival se propõe a integrar ciência, tecnologia, inovação, cultura e sustentabilidade, reunindo instituições públicas e privadas, empresas, startups, pesquisadores, gestores e a comunidade.
Atrações do Festival da Funetec
O público também poderá conferir apresentações de grupos folclóricos, DJs e coletivos culturais, além de exibições de filmes e rodas de conversa com cineastas do Norte e Nordeste.
De acordo com Rejane Negreiros, chefe de Gabinete e diretora de Comunicação e Marketing da Funetec, o Festival será um momento estratégico para antecipar, na Paraíba, as discussões que estarão em pauta na COP 30 e propor soluções inovadoras para os desafios ambientais e sociais.
“Quando a gente fala da COP 30, falamos da responsabilidade de todas as nações no combate às mudanças climáticas e do estabelecimento de políticas públicas voltadas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A ideia do Festival é antecipar essas discussões, fazer com que possamos debater tudo isso aqui na Paraíba e, mais do que isso, propor soluções”, afirmou Rejane.
O evento também cria uma ponte estratégica entre a Paraíba e a Amazônia, fortalecendo o diálogo e a cooperação em torno do enfrentamento às mudanças climáticas, da economia verde e da valorização da cultura popular. A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas ao longo dos três dias de programação, entre participantes presenciais e online.