Casos de dengue reduzem mais de 50% na Paraíba em 2025

Paraíba divulga casos de arboviroses no estado – Foto: Divulgação. rawpixel.com / Centers for Disease Control and Prevention (Source)

Os casos prováveis de dengue na Paraíba caíram 52,64% entre 1º de janeiro e 30 de agosto de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (8) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB).

Ainda de acordo com a SES, foram registrados 7.036 casos prováveis de arboviroses, sendo 5.859 de dengue, 508 de chikungunya, 17 de zika e 652 de febre oropouche.

Os casos prováveis de chikungunya apresentaram redução de 65,77%. Já em relação aos casos prováveis de zika, foi registrada uma redução de 77,92%.

No período, foram confirmadas quatro mortes por dengue, sendo três no município de João Pessoa e uma em São Domingos do Cariri. Também ocorreram duas mortes por chikungunya, sendo uma em Campina Grande e outra na cidade de Prata.

Sintomas das arboviroses

Segundo a técnica responsável pelas arboviroses na SES, Carla Jaciara, ao apresentar sintomas sugestivos dessas doenças é necessário procurar o serviço de saúde o mais rápido possível, para receber atendimento médico e evitar o agravamento do quadro. Confira os sintomas de cada arbovirose:

  • Dengue – febre alta; dores musculares e articulares, de cabeça, atrás dos olhos; podendo ocorrer náuseas e vômitos, manchas vermelhas na pele; fadiga e fraqueza)
  • Chikungunya – febre alta; dores musculares; dores articulares intensas; inchaço nas articulações; podendo haver manchas vermelhas na pele; dor de cabeça; fadiga e cansaço
  • Zika – febre mais baixa ou ausente; manchas vermelhas na pele; coceira; conjuntivite não purulenta; dores leves nas articulações; dor de cabeça; náuseas e vômitos.