Programação da Expo Pombal gera oportunidades e movimenta o agronegócio no Sertão — Governo da Paraíba
A programação da Expo Pombal acontece até este domingo (31) no Parque de Exposições Atêncio Bezerra Wanderley, em Pombal, no Sertão paraibano. O evento, que conta com o apoio do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), gera oportunidades e movimenta o agronegócio.
O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, enfatiza a importância das feiras e exposições do Circuito Paraíba Agronegócios para fazer girar a economia de várias regiões do estado. “As feiras e exposições são vitrines e ambientes de negócios importantes. Tantos os produtores rurais, quanto artesãos e profissionais da área da cultura ganham com os eventos, assim como o comércio, o setor hoteleiro, por exemplo, se beneficiam”, afirmou.
Na Expo Pombal, por exemplo, surgiu a possibilidade de se abrir uma negociação entre os produtores de leite com o Laticínio Cajazeiras. A empresa pretende ampliar a capacidade de armazenamento de leite de 50 mil litros para 200 mil litros e a partir de um contato mantido no evento haverá uma reunião, posteriormente, para que se discuta como produtores participantes da Expo Pombal poderiam negociar suas produções de leite com a empresa.
O produtor rural Wendel Santana, que é natural de Pombal e tem propriedade onde cria vacas leiteiras no município de São Bentinho, afirma que as exposições são oportunidades para apresentar a produção, trocar experiências que resultam em melhoramento genético do rebanho e, também, fechar negócios. “É muito importante para o produtor rural participar dos eventos. A gente consegue fazer negócio através dos contatos mantidos durante a exposição. Este ano, a Prefeitura de Pombal e o Governo do Estado ajudaram bastante os produtores para que pudéssemos participar”, frisou.
A artesã Aparecida Lacerda também costuma participar da Expo Pombal. Ela produz pinturas em tecido, de onde gera renda para sustentar a família. Ela conta que faz parte de uma associação de artesãs. “Faz mais de 20 anos que trabalho com artesanato e a exposição permite que a gente apresente os nossos trabalhos para um público grande, num espaço maior. Isso ajuda a fechar bons negócios, fazer boas vendas”, comentou.
Além da parceria com a Sedap-PB, o Governo do Estado participa da Expo Pombal também através do estande da Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer). No local, além de serem repassadas informações sobre as ações desenvolvidas pela empresa, foram distribuídas 350 mudas frutíferas de maracujá e goiabeira com os visitantes.
Para o visitante Ailton Genésio da Silva, que mora no município de São Bento, é uma oportunidade para ter contato com o mundo do agronegócio. “Eu gosto de visitar as exposições. O que mais gosto de ver são os animais, de observar as raças de gado, as características”, afirmou. Ele acha importante o evento, também, para ajudar a movimentar a economia. “Todos ganham, do produtor rural ao comércio local, o que beneficia a economia do município”, disse.
A Expo Pombal 2025 vai pagar em prêmios para os concursos leiteiro e de queijos artesanais R$ 25 mil. O evento conta, também, com exposição de artesanato e outros produtos, mesas-redondas, palestras e shows musicais de atrações. São dezenas de animais expostos.
A Expo Pombal foi realizada pela primeira vez na década de 1990, porém, sem ter continuidade. Porém, a partir de 2023, após a pandemia da Covid-19, o município retomou o evento de maneira contínua, colocando no calendário de eventos da cidade.
Realizada pela Prefeitura de Pombal em parceria com o Governo do Estado, através da Sedap-PB, a Expo Pombal tem, ainda, o apoio do Sebrae-PB, Federação de Agricultura da Paraíba (Faepa-PB) e Sistema Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB).