Com apoio do Governo da Paraíba, 5ª Expo Brejo aquece agronegócio no estado — Governo da Paraíba
A 5ª Expo Brejo, realizada até este domingo (31) na Fazenda Cachoeira, no município de Brejo do Cruz, no Sertão paraibano, é um espaço para a realização de negócios, lazer e cultura. O evento, que conta com o apoio do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), é um exemplo da retomada do circuito de feiras e exposições do agronegócio paraibano.
O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, enfatiza que eventos como a Expo Brejo simbolizam o crescimento do Circuito Paraíba Agronegócio. “As feiras e exposições são ambientes de negócio e vitrines da produção agropecuária importante que permitem ao produtor rural ampliar e melhorar a produção, gerar renda e emprego, desenvolvendo as regiões onde vivem, como no caso da Expo Brejo, o Sertão”, avaliou.
O organizador da 5ª Expo Brejo, Lauro Maia, destaca o caráter de retomada na Paraíba. Ele lembra que o evento chega à quinta edição, mas sofreu uma parada anteriormente pela falta de apoio. “As exposições no estado tinham acabado. Mas, agora, retornaram e do jeito que nós queríamos, que era mostrar os nossos animais, trazer outros criadores e aí girar o comércio, em todo o estado, no Cariri, no Curimataú e aqui no Sertão”, afirmou.
A 5ª Expo Brejo foi montada no Parque Cachoeira. A programação tem torneio leiteiro, exposição de cerca de 200 animais, matrizes e reprodutores de várias raças, como guzerá, pardo suíço, gir, senepol, girolanda. Também estão expostos tratores e implementos agrícolas. Também foram montados estandes do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil.
A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) também participa apresentando tecnologias como a produção de hortaliças por meio da hidroponia. Shows musicais também integram a programação. No encerramento deste domingo, se apresenta a cantora Nathy Freitas.
O artesão Valério Paulino ressalta que a expectativa ao participar de uma feira é negociar todos os produtos expostos. “A gente consegue fazer mais negócios, expor os produtos, fazer contatos. A ideia é conseguir vender tudo que a gente trouxe”, diz.
A 5ª Expo Brejo é realizada pelo Instituto João Agripino com o apoio da Sedap-PB. O evento também tem como parceiros a Prefeitura de Brejo do Cruz, o Banco do Nordeste, o Governo Federal, a Federação de Agricultura da Paraíba (Faepa), o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).