Ação intersetorial leva conscientização sobre violência contra a mulher às trabalhadoras do setor têxtil em São José

A Prefeitura de São José do Seridó (RN) está realizando uma importante ação de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa é promovida de forma intersetorial pelas secretarias municipais de Saúde (SESAD) e de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), com a participação ativa de profissionais das duas pastas.


Nos dias 26 e 27 de agosto de 2025, equipes da Rede de Proteção à Mulher estão visitando as oficinas de costura do município. As atividades, que ocorrem das 7h às 13h, incluem panfletagem, orientações e diálogos com as trabalhadoras, visando disseminar informações sobre os tipos de violência e os canais de denúncia disponíveis.


Além das visitas, as mulheres foram convidadas para participar do “Chá da Tarde das Mulheres”, que acontecerá na quinta-feira, 28 de agosto. O evento tem como objetivo promover um momento de acolhimento, escuta e fortalecimento dos vínculos comunitários.


A programação do dia 28 também inclui uma Roda de Conversa com a psicóloga jurídica Francineide Fernandes, que abordará o tema “Prevenção à violência contra a mulher”. O encontro será realizado às 17h, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), sob a coordenação da SEMTHAS e da equipe do CRAS.


As ações fazem parte da campanha municipal de enfrentamento à violência contra a mulher e reforçam o compromisso da gestão pública com a promoção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária para todas. O Agosto Lilás é uma campanha estabelecida pelo governo federal, transformando o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, uma referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil. A campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.