PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Rede Municipal de Ensino de João Pessoa tem 690 alunos participando da Olimpíada Brasileira de Robótica  

Começou nesta quinta-feira (21), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2025 (OBR). São 49 escolas da Rede Municipal de Ensino participando, divididas em 138 equipes, um total de 690 alunos apenas de escolas municipais da Capital. Ao todo, o evento reúne 458 equipes do Estado, com mais de 2.230 participantes.

A etapa estadual da OBR é realizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP), em parceria com o Governo do Estado. O vice-prefeito Leo Bezerra prestigiou a abertura do evento, ao lado do governador João Azevêdo. “A robótica é mais do que uma competição: é uma oportunidade de aprendizado, inovação e troca de experiências. Ver nossos estudantes explorando a tecnologia, colocando em prática o conhecimento e interagindo em equipe é motivo de orgulho e inspiração. Esse encontro mostra o quanto a educação pode transformar vidas, abrindo portas para o futuro através da ciência e da criatividade”, ressaltou Leo Bezerra.

A secretária de Educação de João Pessoa, América Castro, destacou o crescimento no número de inscritos na competição. “É animador ver a nossa rede de ensino tão bem representada na Olimpíada Brasileira de Robótica na etapa regional. Esse ano, estamos com 49 escolas inscritas com 138 equipes, o dobro do ano passado, isso representa 31% do total das equipes inscritas. O entusiasmo e a dedicação dessa meninada que acredita na força do conhecimento e da inovação nos enche de orgulho”, observou.

O representante estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica na Paraíba, Fagner Ribeiro, explicou que por conta do grande número de equipes inscritas, a competição foi dividida em seletivas, que ocorrerão até esta sexta-feira (22). A grande final será domingo (24).

“A gente está selecionando as melhores de cada dia para a grande final, onde vamos premiar com troféus e medalhas as três primeiras de cada nível e de cada modalidade. Esses campeões de domingo são classificados para a etapa nacional, que acontece em Vitória no Espírito Santo, de 13 a 19 de outubro”, detalhou.

Fagner ressaltou que a Paraíba está em segundo lugar com o maior número de inscritos no Brasil. “A Paraíba tem se destacado muito nessa área da robótica e a gente está muito entusiasmado com esse crescimento, com esse incentivo, tanto do Governo do Estado como da Prefeitura de João Pessoa. Chegamos esse ano a ir para a Robocup Mundial em Salvador. As equipes da Prefeitura estiveram na Mostra Nacional de Robótica recebendo menção honrosa. Tudo isso é resultado desse investimento que a Prefeitura tem feito nessa área da robótica”, celebrou.

Entre os participantes está a equipe da Escola Municipal Ativa Integral Doutor Severino Patrício, que disputa na categoria nível 1. Na coordenação, o professor Fabrício dos Santos, que quer formar multiplicadores da robótica. “Meu intuito é que esses alunos sejam propagadores da robótica dentro da escola. Eles serão meus ajudantes. Aqui na OBR é a vivência que eu quero que eles tenham. Não precisa ganhar. A gente já está ganhando por estar vivenciando algo que eles vão levar para vida toda, que é está trocando experiência com outras equipes, vivenciando um evento grande”, afirmou.

Samuel Victor Matheus Santos, de 11 anos, aluno do 6º ano, foi o programador do robô e era o mais entusiasmado da turma. “Foi uma emoção boa estar aqui, é a minha primeira vez mexendo com o robô, é a minha primeira experiência com o robô”, disse ao lado dos amigos Anderson Daniel Alves da Silva, Arthur Miguel Soares da Silva e Silvio Guilherme da Silva Rocha.