Centro de João Pessoa vai receber recapeamento asfáltico em 43 vias e instalação de iluminação em LED
Dando seguimento ao processo de revitalização do Centro de João Pessoa, a Prefeitura da Capital vai realizar uma série de ações estruturantes para esta área tão importante da cidade. Dentre elas, destaque para o recapeamento asfáltico de 43 vias e a instalação de iluminação em LED, intervenções que serão realizadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
No evento que foi realizado no Conventinho, nesta terça-feira (12), o prefeito Cícero Lucena assinou ordens de serviço para o recapeamento asfáltico de 43 ruas no bairro do Centro. A ação faz parte do Programa ‘Asfalto Novo’, que já realizou mais de 155 quilômetros de asfaltamento em todas as regiões da cidade.
“Só no Centro, vamos fazer o recapeamento asfáltico de 43 ruas, totalizando 27 quilômetros de asfalto. O investimento será de R$ 23 milhões. Já vamos iniciar a remoção do asfalto antigo e a instalação do novo asfalto, com a fresagem prevista para a próxima semana”, explicou o secretário de Infraestrutura da Capital, Rubens Falcão.
Outra novidade será a instalação de iluminação em LED em toda a região do Centro. O programa foi reiniciado pela Prefeitura de João Pessoa na semana passada, no bairro Expedicionários, num convênio firmado entre Seinfra e a Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec). O Centro será o segundo bairro que será beneficiado com a ação.
De acordo com a diretora de Iluminação Pública da Seinfra, Joyce Alves, o novo programa de iluminação em LED conta com sistema de telegestão, que possibilita o acionamento das lâmpadas de forma remota, por meio de um centro de monitoramento.
“Vai ser um trabalho integrado entre Seinfra, Inovatec e Inovacentro. A gente vai fazer o planejamento da iluminação de todas as praças do Centro. Vão ser pensadas com muito carinho, preservando todo o conceito artístico, cultural e histórico que esses equipamentos merecem. A gente vai fazer consultas aos órgãos reguladores, como Iphan e Iphaep, e vamos colocar o que há de mais moderno, mais conceitual, preservando toda a parte histórica do Centro”, contou Joyce Alves.
O secretário de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro), Thiago Lucena, celebrou as novas intervenções estruturantes que o bairro está recebendo. Segundo ele, isso mostra o compromisso da gestão do prefeito Cícero Lucena com a revitalização do Centro Histórico da Capital.
“Estamos trabalhando incansavelmente nesse processo de revitalização do Centro e a Seinfra é uma parceira importantíssima da gente. A Seinfra junto com Inovatec vai deixar o bairro todo em LED, não somente os postes, mas também contemplando as praças. Além disso, temos o recapeamento asfáltico de 43 ruas e, repito, ruas que já são asfaltadas. A gente não vai asfaltar ruas que são de paralelepípedo por conta da questão histórica. Então, as ruas que já são asfaltadas vão ganhar realmente esse banho de asfalto para melhorar a mobilidade urbana, melhorar o percurso dos ônibus, dos cidadãos que pagam seus impostos e querem um asfalto de boa qualidade”, explicou o secretário.
Confira os locais onde serão feitas as intervenções no Centro de João Pessoa:
Avenida Miguel Couto
Rua Padre Azevedo
Rua Padre Meira
Rua Guedes Pereira
Rua Desembargador Souto Maior
Rua Diogo Velho
Avenida Camilo de Holanda
Avenida Dom Pedro II
Avenida General Osório
Rua Duque de Caxias
Praça Dom Adauto
Rua 13 de Maio
Avenida Visconde de Pelotas/Praça 1817
Avenida Princesa Isabel
Avenida Tabajaras
Avenida Dom Pedro I
Avenida Parque Solon de Lucena
Rua Prof. Alice Azevedo
Rua Machado de Assis
Rua Vigário Sarlen
Praça Dom Ulrico
Praça João Pessoa
Rua das Trincheiras
Rua Desembargador José Peregrino
Rua Conselheiro Henriques
Avenida Almirante Barroso
Avenida Beaurepaire Rohan
Rua Rodrigues de Aquino
Rua Índio Piragibe
Rua Artur Aquiles
Rua da República
Rua Irineu Pinto
Rua José Lucas Carvalho
Avenida Duarte da Silveira
Avenida Marechal Deodoro da Fonseca
Rua Peregrino de Carvalho
Avenida Maximiano Figueiredo
Avenida Corálio Soares de Oliveira
Avenida Com. Bento da Gama
Avenida Francisca Moura
Avenida João Machado
Rua Rodrigues de Carvalho
Rua Marechal Almeida Barreto
Praça Venâncio Neiva