PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

veja o que pode e não pode levar

Concurso do TCU: veja o que pode e não pode levar. Foto: Freepik.

O concurso Tribunal de Contas da União será aplicado no próximo domingo (3). Por isso, o Jornal da Paraíba reuniu as principais informações sobre o certame, como horários e o que pode ou não ser levado para os locais de provas.

As vagas são para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo (TEFC), para atuar em Brasilia (DF). Ao todo, são 60 oportunidades para cargos de nível médio e salários de R$ 15 mil.

Os cartões de confirmação de inscrição, junto com os locais de provas, estão disponíveis para consulta no site da banca organizadora do certame, a Cebraspe.

Concurso do TCU

  • Vagas: 60
  • Nível: Médio
  • Salário: R$ 15.128,26
  • Inscrições: 30 de maio até 17 de Junho
  • Provas objetivas: 3 de agosto
  • Resultado final: 29/08/2025
  • Edital do concurso do TCU

Horários das provas

As provas objetivas serão aplicadas no turno da manhã. De acordo com o edital, os portões serão abertos às 7h e fechados às 8h. O início das provas está previsto para as 8h30, com duração de 3h30.

A prova discursiva será aplicada no mesmo dia, no turno da tarde. Os portões serão abertos às 13h e fechados às 14h. A aplicação terá início às 14h30 e duração de 2h30.

O que o candidato deve levar

A primeira recomendação do edital do certame é que os candidatos cheguem aos locais de prova com antecedência de 1 hora.

Ainda segundo o edital, é necessário levar caneta esferográfica preta, fabricada em material transparente; o comprovante de inscrição ou de pagamento da taxa de inscrição; e o documento de identidade original.

O candidato deverá permanecer no local de realização das provas por no mínimo 1 hora após o início.

O que o candidato não pode fazer ou levar

Durante as provas, não será permitido o uso de lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e (ou) borracha. Também é proibida a comunicação entre candidatos e a utilização de máquinas calculadoras ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislação.

Será eliminado do concurso o candidato que, durante as provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, como celulares, chaves com alarme e relógios de qualquer espécie. Durante toda a prova, os equipamentos devem permanecer desligados e dentro do porta-objetos lacrado.

O candidato também não poderá usar óculos escuros ou acessórios de chapelaria. Só será permitido levar recipientes ou embalagens de comida fabricados em material transparente.

Além disso, é proibido levar armas brancas ou de fogo para o local de prova.

Provas do concurso do TCU

O certame terá duas etapas. A primeira delas é a prova objetiva e discursiva, aplicada no dia 3 de agosto. A segunda fase é o programa de formação, de caráter eliminatório, de responsabilidade do TCU.

Por fim, o resultado final do concurso será divulgado no dia 29 de agosto.