veja como está a obra a como vai ficar
A praça de Iemanjá, localizada na orla do Cabo Branco, em João Pessoa, vem passando por reforma desde 2024. O local vai alvo de diversos atos de vandalismo que danificaram a estátua da orixá.
A obra já está adiantada, e a previsão de conclusão da reforma é para agosto deste ano, segundo a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra).
Veja abaixo imagens da obra:
LEIA TAMBÉM:
Nesta matéria, o Jornal da Paraíba reuniu as principais informações sobre o projeto de revitalização da Praça de Iemanjá, como os atos de vandalismo que já foram realizados no local e imagens de como o resultado final da reforma deve ficar.
Estátua de Iemanjá decapitada
O projeto de revitalização da praça de Iemanjá começou a ser colocado em pauta por causa de um ato de vandalismo, que decapitou a estátua de Iemanjá em março de 2016. Em fevereiro de 2024, ela foi restaurada por dois artistas, a mando de um homem que estaria cumprindo uma promessa.
Ainda que a obra de Iemanjá tenha sido restaurada no ano passado, a previsão é de que uma nova estátua seja colocada no local, feita a partir de um material de alumínio, com o objetivo de evitar novas tentativas de destruição.
A primeira vez que a estátua teve sua cabeça arrancada foi em abril de 2013, ocasião que as mãos da obra também foram decepadas. À época, o Patrimônio Artístico e Cultural de João Pessoa restaurou a imagem da divindade considerada pelas religiões de matriz africana rainha do mar, mas a estátua foi vandalizada novamente.
Na época, adeptos das religiões de matrizes africanas denunciaram intolerância religiosa, prática considerada criminosa conforme a lei federal 9.459 de 1997. A pena prevista para o crime é a reclusão de um a três anos, além de multa.
Uma denúncia quanto ao ato de vandalismo foi formalizada junto à polícia, à época, mas as investigações não conseguiram identificar nenhum suspeito.
Como praça de Iemanjá vai ficar
Nas imagens, é possível ver que o projeto abrange a criação de um largo no local, a inclusão de bancos, uma ciclofaixa e também a construção de estacionamento. Além disso, é possível identificar uma redoma de vidro no qual a estátua deve ficar em seu interior.
O orçamento para a obra é de R$ 662,7 mil, e a Prefeitura quer revitalizar o local em que a praça está, além de conceder uma nova estátua, substituindo a anterior, mesmo tendo sido revitalizada por um homem que fez uma promessa religiosa.