De 3 a 18 de julho, a Seap-PB participou do 2º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH) – Nível Multiplicadores, e alcançou uma posição de destaque.
O evento, que reuniu operadores de segurança de diversas instituições, teve como propósito o aprimoramento técnico e tático em emergências, com ênfase no salvamento de vidas em ambientes de alto risco.
Os participantes demonstraram excelência, disciplina e competência, destacando-se entre os melhores:
1° lugar: tenente Edielson, da polícia militar de Pernambuco;
2° lugar: policial penal e corregedor Guido Maria;
3° lugar: tenente Renam, da polícia militar da Paraíba;
4° lugar: o membro da Força Tática Penitenciária (FTPEN) da Paraíba, Tayrone Teles Epifânio.
Na cerimônia de premiação que ocorreu nesta sexta-feira (18), o Secretário da Seap-PB, João Alves, foi representado pelo gerente de ressocialização, João Rosas, que avaliou positivamente a qualificação e destacou a importância de investimentos contínuos na formação técnica dos servidores da segurança pública.
Na ocasião, Guido Maria ressaltou que o curso é de grande valia para a instituição Polícia Penal, cujo objetivo é multiplicar a possibilidade de salvamento de vidas dos operadores durante seus trabalhos.
Já Tayrone Teles agradeceu a participação no segundo curso de APH tático, oferecido pela PM-PB. Ele também expressou satisfação pela oportunidade de representar a Secretaria da Administração Penitenciária e a Força Tática Penitenciária, na pessoa do comandante André. Teles destacou o aprendizado e a parceria com outras forças de segurança e professores, que os capacitaram para atuar como multiplicadores do conhecimento adquirido.
Capacitação
O Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático/Nível II – nível Multiplicador visa capacitar profissionais para atuarem em situações de risco, como violência interpessoal, emergências psiquiátricas e vítimas com comportamento agressivo, ensinando técnicas de atendimento pré-hospitalar tático.
A formação é fundamentada na Portaria Regulamentadora do Ministério da Defesa e nas portarias do Ministério da Justiça para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). O principal objetivo é capacitar profissionais para atuar em ambientes táticos e de alto risco.
O curso contou com aulas teóricas e simulações práticas realistas, reforçando a preparação para situações de urgência enfrentadas por agentes de segurança.
Com carga horária total de 100 horas, o curso qualificou 39 profissionais na aplicação e disseminação das práticas de atendimento pré-hospitalar no âmbito da segurança pública.
_______
Ascom-Seap/PB