A Corregedoria-geral do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu suspender o edital de promoção de juízes candidatos ao cargo de desembargador. A decisão interna foi confirmada ao Conversa Política nesta sexta-feira (18).
O TJ está investigando está investigando possíveis manipulações processuais envolvendo magistrados e por isso paralisou o processo.
A apuração começou no início de abril após denúncia apresentada pelo desembargador Aluízio Bezerra Filho. A representação foi feita diretamente ao presidente do TJPB, Fred Coutinho, que determinou remessa à Corregedoria-Geral de Justiça da Corte.
O edital para promoção ao cargo de desembargador só deve ser destravado ao fim do processo.
Denúncia aponta maquiagem em processos
A suspeita é de que alguns processos tenham sido arquivados indevidamente para maquiar a produtividade do magistrados que estão na disputa.
Ao apresentar a denúncia, Aluízio Bezerra Filho relatou que podem ter inflado indevidamente os indicadores de produtividade usados como critério de avaliação.
“Há supostas evidências efetivas de que cartórios de juízes de Varas Cíveis e Fazendárias promoveram centenas de arquivamentos de processos sem que tenha chegado os seus términos com a certidão de trânsito em julgado”, destacou o desembargador.
Leia também:
TJPB investiga “maquiagem” de juízes em processos para escolha de desembargador