Nessa segunda-feira (14), começa a 1° Mostra Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional, na qual serão exibidos curtas-metragens, seguidos de rodas de conversa e dinâmicas entre os presentes.
A Mostra, que segue até a sexta-feira (18), acontecerá simultaneamente em 54 unidades prisionais do Brasil e beneficiará mais de 5 mil internos. O objetivo da ação é promover um momento de diálogo sobre cidadania e direitos humanos e para fomentar o pensamento crítico.
A participação voluntária no evento contribui para a remição de pena, reforçando o papel transformador da cultura no processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade (PPLs).
A Mostra é uma ação de difusão da 14° Mostra Cinema e Direitos Humanos, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), e na edição de 2025, o tema central é “Viver com dignidade é um direito humano”. No sistema prisional, a ação é articulada por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) junto às administrações penitenciárias estaduais e distrital.
A Mostra também marca a consolidação de ações previstas no Plano Pena Justa, reunindo esforços do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), MDHC, Ministério das Mulheres, Universidade Federal Fluminense (UFF), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do programa Fazendo Justiça, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Programação do Sistema Prisional Paraibano:
Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão (João Pessoa)
— 14/07 (das 8h às 12h e 13h às 16h);
— 15/07 (das 8h às 12h e 13h às 16h);
Penitenciária Regional de Campina Grande Raimundo Asfora (Serrotão)
— 14/07 a 17/07, das 13h às 16h.
______
Ascom-Seap/PB