Conselho se reúne e traça estratégias para a promoção da igualdade racial em João Pessoa
A promoção da igualdade racial em João Pessoa e uma das prioridades da administração pública da Capital. E para traçar estratégias que alcancem o objetivo desejado dentro das ações planejadas para os avanços relacionados ao tema, foi realizada, nesta terça-feira (8), a II Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de João Pessoa (Compir-JP). O encontro contou com a presença de representantes da gestão municipal e da sociedade civil.
“Na reunião foram definidos encaminhamentos estratégicos que fortalecem o compromisso da gestão com a igualdade racial e a valorização das comunidades tradicionais, como ciganos, indígenas, quilombolas, povos de terreiro, ribeirinhos e capoeiristas. Essas ações visam consolidar políticas públicas efetivas de promoção da igualdade racial e o fortalecimento da presença e representatividade de comunidades tradicionais no município de João Pessoa”, explicou a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial de João Pessoa, Carla Uedler.
Entre essas deliberações, estão o estabelecimento de um diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde para a inclusão do campo “raça/cor” nos formulários da rede de saúde; iniciar discussões sobre o Plano Municipal de Saúde Integral da População Negra; e implementar ações de formação continuada para servidores da administração pública, com foco nos profissionais que atuam no atendimento ao público, promovendo sensibilização sobre letramento racial e combate ao racismo institucional.
Além disso, foi proposta a realização de um levantamento intersetorial de dados sobre violência contra a mulher, com ênfase nas violências obstétricas, por meio da articulação entre a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, Compir-JP, e as Secretarias da Mulher, Segurança Pública, Saúde, Educação e Direitos Humanos.
Conferência – Durante a reunião também foram debatidos os planos estratégicos para a implementação das propostas municipais aprovadas durante a plenária final da III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Entre elas, a criação e implementação do Plano Municipal de Saúde Integral da População Negra, a qualificação e fortalecimento da Rede Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher; a garantia de cotas de 30% no Sine Jovem Aprendiz e em programas educacionais, destinadas a estudantes pertencentes a esses segmentos; proteção das Áreas de Preservação Permanente (APPs); e articulação entre conselhos, poderes públicos e movimentos sociais, visando garantir orçamento público e políticas estratégicas voltadas à equidade racial e social.
Reunião extraordinária – Participaram do encontro Lucian Souza (presidente do Compir-JP e representante da Secretaria Municipal de Educação), Carla Uedler (coordenadora de Promoção da Igualdade Racial de João Pessoa), Cláudia Gouveia (representante da Secretaria Municipal de Habitação), Karina Espínola Guedes (representante da Coordenadoria de Promoção e Cidadania LGBTQIAPN+), Marli Soares (representando o Movimento Negro Unificado e vice-presidente do Compir) e Leonardo Silva (representante do Observatório da Negritude).