PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias do Seridó

São José do Seridó realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com foco na equidade e participação soc

A Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) de São José do Seridó, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), promoveu nesta terça-feira, 17 de junho, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.


Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, direitos e participação”, o evento reuniu autoridades, profissionais da área e representantes da população idosa do município, com o objetivo de debater políticas públicas voltadas ao envelhecimento com cidadania, garantir a escuta ativa das demandas da pessoa idosa e fortalecer a participação social.


Durante a conferência, foram eleitos os delegados que representarão São José do Seridó na etapa estadual do evento. Foram escolhidas como titulares Luana Monaliza e Janete Trajano, tendo como suplentes Francisco das Chagas e Lúcia Gomes da Costa.


A Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada em Caicó até o final de agosto de 2025, conforme o cronograma nacional. As etapas municipais devem ocorrer até o fim de junho, as estaduais e distrital até agosto, e a etapa nacional está prevista para acontecer de 5 a 8 de novembro de 2025.


Para a secretária municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Suzete Pereira, o evento representa um avanço nas políticas voltadas à pessoa idosa no município.


“Foi um momento muito significativo para São José do Seridó e, especialmente, para os idosos, na busca pela melhoria dos serviços e ações voltadas a essa população, priorizando o acesso aos direitos, a dignidade e uma melhor qualidade de vida”, ressaltou a gestora.


A conferência também reforçou o compromisso do município com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde o envelhecimento seja vivido com respeito, autonomia e participação ativa.