PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

‘Dia D’ de vacinação em João Pessoa tem parcial de mais de 5,5 mil doses aplicadas

Os moradores de João Pessoa já entenderam a importância de cuidar da saúde e buscar na vacina a prevenção para muitas doenças. Tanto que neste sábado (10), ‘Dia D’ de vacinação, os pessoenses não perderam tempo e foram até os mais diversos pontos de imunização colocados à disposição pela Prefeitura.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram aplicadas 5.506 doses de vacinas, o que mostra um esforço contínuo da saúde pública em proteger e garantir o bem-estar da população. Unidades de Saúde da Família (USFs), policlínicas municipais, Centro Municipal de Imunização e pontos móveis espalhados pela cidade funcionaram para atender o público.

A mobilização teve como objetivo reforçar a vacinação contra a Influenza e ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, sobretudo crianças a partir de 6 meses, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Também foi realizada a multivacinação voltada à atualização da caderneta de vacinação de todo o público, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Proteção – O aposentado José Joaquim Figueiredo, de 77 anos, entende a importância da imunização e, por isso, procurou a USF Torre Integrada II na manhã deste sábado para garantir as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza. “Pessoas da minha idade têm facilidade de adoecer e a vacina já previne algumas doenças. Eu venho todo ano e tomo as vacinas, eu sei da importância delas para mim”, falou.

Imunização acompanhada por quem entende que com saúde não se brinca. A enfermeira da USF Torre Integrada II, Natália Azevedo, alertou a todos para colocar em dia o cartão de vacina. “É melhor prevenir do que remediar. A gente está trabalhando, buscando, fazendo o chamamento do pessoal. Vamos vacinar, que é muito importante para a prevenção de doenças”, ressaltou.

Atendendo ao chamado – Quem atendeu ao chamamento e foi logo cedo a USF Torre Integrada II foi o fiscal de loja Alexandre Magno Dias Barbosa, de 50 anos. “Eu procuro sempre estar atualizado com as vacinas, acompanhando as campanhas do Ministério da Saúde que nos cede a vacina para a nossa segurança e saúde. Quando eu era pequeno tomei vacina para paralisia infantil, incentivei meu filho, meu sobrinho. Todo mundo hoje em dia está com o cartão de vacinação atualizado”, contou.

Rayane Viegas Pereira, de 30 anos, já estava imunizada, mas foi vacinar o filho Yuri Gabriel, de 5 anos, contra a raiva animal. “Ele levou uma mordida de cachorro e vim dar a vacina antirrábica. Sei a importância da imunização, tanto que o cartão dele está todo em dia”, completou.

A assistente social, Maria das Graças da Silva, também não perdeu tempo. “Tomei a da gripe e agora estou imunizada. Assim, fico mais segura”, disse.