Bloco Foliões do Ferro: tudo sobre o bloco
Um dos blocos que saem nas ruas de Campina Grande durante o Carnaval é o Bloco Foliões do Ferro. Fundado por um grupo de amigos apaixonados pelas festas carnavalescas, o bloco já chegou a reunir 10 mil pessoas.
Nesta reportagem do Jornal da Paraíba, você vai conhecer a história do Foliões do Ferro e saber mais informações sobre a realização do bloco neste ano de 2025.
Bloco Foliões do Ferro
O bloco Foliões do Ferro surgiu em dezembro de 2010, em uma confraternização de um grupo de quatro amigos.
Segundo um dos fundadores, Lúcio Ricardo, a ideia de criar o bloco surgiu em uma conversa sobre as saudosas antigas festas de carnaval que aconteciam em Campina Grande.
Ainda de acordo com Lúcio, a confraternização que deu origem ao bloco aconteceu no bar Ferro de Engomar, no Centro de Campina Grande. Daí surgiu o nome “Foliões do Ferro”.
A primeira edição do bloco foi realizada em 2011, e reuniu cerca de 150 foliões. Ao longo dos anos, a iniciativa foi se popularizando e o bloco chegou a desfilar com 10 mil pessoas.
Foliões do Ferro 2025
O Foliões do Ferro percorre as principais ruas de Campina Grande.
Este ano, o percurso é totalmente novo. A concentração dos foliões acontece às 12h30, de frente ao bar Ferro de Engomar, onde surgiu o bloco, na Rua Rui Barbosa.
Às 16h o bloco vai sair pela Av. Getúlio Vagas, rua Índios Cariris, rua Presd. João Pessoa, Praça João Rique, rua Marquês do Herval, Praça da Bandeira e dispersão na Av Getúlio Vargas.
Quando sai o bloco Foliões do Ferro
O bloco Foliões do Ferro sai no dia 22 de fevereiro, período de prévias carnavalescas.
A venda das camisas acontece no bar Ferro de Engomar. As camisas custam R$ 140 inteira e R$ 70 meia.