Paraibano Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados para o próximo biênio

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados. Laerte Cerqueira

O deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados neste sábado (1º). Aos 35 anos, Motta tornou-se o segundo paraibano eleito a assumir a liderança da Casa Legislativa, processo que aconteceu com o respaldo de um amplo espectro político, incluindo partidos como PL, PT, PP, Republicanos, MDB, PSDB, entre outros.

+ LEIA MAIS: Hugo Motta entra para seleto grupo de políticos paraibanos

+ LEIA MAIS: Quem é o paraibano que foi eleito presidente da Câmara Federal em 1947

Natural de João Pessoa, mas com forte base eleitoral no Sertão da Paraíba, o parlamentar recebeu 444 votos, quase o dobro dos escrutínios necessários para vencer a eleição em primeiro turno.

Motta, aos 35 anos, tornou-se o presidente da Câmara Federal mais jovem da história da Casa Alta. O paraibano obteve o segundo maior número de votos de uma eleição do parlamento, ficando atrás apenas de Artur Lira, que obteve 464 votos em 2023.

(Foto: Divulgação)

A chapa encabeçada por Motta terá Altineu Cortês (PL-RJ) como vice-presidente. Já o líder do União Brasil na Câmara, o baiano Elmar Nascimento, assumirá a 2ª vice-presidência.

Com uma base de apoio consolidada e alianças estratégicas, Hugo Motta assume a presidência da Câmara com o desafio de conduzir a Casa em um período de intensos debates com os demais poderes constituintes e de decisões cruciais para o país nos próximos dois anos.

+ LEIA MAIS: Saiba como deve ser a atuação de Hugo Motta na presidência da Câmara

A eleição de Motta representa um marco para o Republicanos, partido que, pela primeira vez desde sua fundação, em 2005, ocupará uma posição de destaque na linha sucessória nacional. A conquista é vista como a elevação da legenda à elite do parlamento brasileiro.

Texto: Pedro Pereira