o que se sabe sobre atropelamento

Rafael Monteiro, de 41 anos, morreu após atropelamento.. Reprodução/TV Cabo Branco

Um ciclista de 41 anos, identificado como Rafael Monteiro, morreu após ter sido atropelado por um carro, nesta quinta-feira (9), em João Pessoa. Outro ciclista também foi atingido.

A Polícia Civil pediu na tarde desta sexta-feira (10) a prisão do motorista suspeito de atropelar os ciclista e aguarda decisão da Justiça determinando a prisão. O homem já foi identificado, mas ainda não se apresentou à Justiça até a última atualização desta notícia.

Como o atropelamento aconteceu

Segundo informações da TV Cabo Branco, por volta das 8h, um Celta de cor prata atropelou dois ciclistas em uma pista preferencial para bicicletas na PB-008, nas proximidades do Centro de Convenções. O motorista fugiu do local e não prestou socorro.

Rafael Monteiro foi socorrido e levado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas não resistiu aos ferimentos.

Outro ciclista ficou ferido e foi socorrido por uma ambulância de um hospital particular. A Rede Paraíba não conseguiu informações sobre o estado de saúde dessa vítima.

Quem é o responsável pelo atropelamento

Motorista tentou fazer ultrapassagem quando atropelou ciclistas.. Reprodução/TV Cabo Branco

O motorista que dirigia o carro que atropelou dois ciclistas, na manhã desta quinta-feira (9), em João Pessoa, foi identificado. Ele teria tentado fazer uma ultrapassagem quando atingiu as duas vítimas.

O homem é um pedreiro que estava retornando para casa após o serviço. Ele não possuía habilitação e dirigia um Celta prata com documentação atrasada.

O motorista fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. O carro foi encontrado pela polícia no bairro Valentina Figueiredo, e dois familiares do suspeito foram levados para prestar depoimento. Até o momento, o condutor não se apresentou às autoridades e é considerado foragido.

Quem é o ciclista que morreu

Diego Rafael, a vítima fatal, tinha 41 ano deixa a esposa, que está grávida de quatro meses, e enfrenta uma gestação de risco.

O ciclista foi socorrido pelo Samu em estado grave e passou por uma cirurgia no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.

O velório está previsto para ocorrer da tarde desta sexta-feira (10), em um cemitério particular no bairro José Américo.

confira a escala de arbitragem do estadual

O Campeonato Paraibano 2025 começa neste fim de semana. O torneio reúne 10 clubes, e a Rede Paraíba entra em campo para acompanhar o mais importante torneio de futebol do estado. A competição terá transmissões do Jornal da Paraíba, do ge e das TVs Cabo Branco e Paraíba. Aqui você confere as escalas de arbitragens de todas as partidas do estadual.

Arte / Cisco Nobre

A escala é feita pela Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), através da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba (Ceaf-PB), que tem como presidente o ex-árbitro Arthur Alves. Veja abaixo as escalas de árbitros para cada jogo do Campeonato Paraibano 2025.

+ ASSINE AQUI o Campeonato Paraibano 2025

1ª rodada

Sábado (11/02)

16h30 — Serra Branca x Campinense

Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho
Árbitro auxiliar 1: Luis Felipe Gonçalves
Árbitro auxiliar 2: Mateus Nascimento da Costa
Quarto árbitro: Romário Medeiros

Domingo (12/02)

16h — Botafogo-PB x Nacional de Patos

Árbitro: Douglas Magno Pereira
Árbitro auxiliar 1: Rafael Guedes de Lima
Árbitro auxiliar 2: Wlademir Cunha Mendes
Quarto árbitro: Dorgival Junior Ferreira

16h — Treze x Auto Esporte

Árbitro: Ruthyanna Camila Medeiros
Árbitro auxiliar 1: Schumacher Marques
Árbitro auxiliar 2: Paulo Ricardo Alves
Quarto árbitro: Bruno Monteiro

17h — Pombal x Esporte de Patos

Árbitro: Weslley Gabriel Souza Velozo
Árbitro auxiliar 1: Cassio Emanuel da Rocha
Árbitro auxiliar 2: Maria Gabriella Lacerda
Quarto árbitro: José De Arimatéia Freires

Segunda-feira (12/02)

20h15 — Picuiense x Sousa

Árbitro: Josivan Matias
Árbitro auxiliar 1: Paccelli Thiago de Vasconcelos
Árbitro auxiliar 2: Yan de Oliveira Cavalcanti
Quarto árbitro: Willian Cácio de Oliveira

Leia mais notícias de Esportes no Jornal da Paraíba

Berta é feita de trouxa no dia do seu casamento com Sirley

Por MRNews

Segredos e Golpes: O Drama de Berta em Mania de Você

A novela Mania de Você, exibida no horário nobre da TV Globo, promete momentos de grande tensão e reviravoltas nos próximos capítulos. O aguardado casamento de Berta (Eliane Giardini) com Sirley (David Junior) trará à tona segredos e manipulações que podem mudar os rumos da trama.

O Golpe à Beira do Altar

Berta, uma mulher rica e carismática, está empolgada com seu novo relacionamento e com os preparativos para sua união com Sirley, que deixou o emprego de motorista para assumir o papel de noivo da milionária. O que ela não sabe, porém, é que Sirley esconde um passado sombrio: ele é casado com Leidi (Thalita Carauta) e pai de Evelyn (Gi Fernandes).

Tomás (Paulo Mendes), neto de Berta, descobre a verdade e fica dividido entre revelar o segredo ou proteger sua avó. Ao recorrer à mãe, Ísis (Mariana Ximenes), o jovem se depara com mais uma camada de intriga. Ísis decide que a verdade deve ser ocultada, manipulando o filho com o argumento de que poupar a avó da decepção é a melhor escolha.

Manipulação e Interesse Próprio

A postura de Ísis, no entanto, não é motivada apenas por cuidado com Berta. A loira teme que a verdade sobre Sirley e Leidi traga à tona outro segredo: Tomás, na realidade, não é herdeiro legítimo de sua avó. Proteger Sirley e sua farsa também significa proteger o futuro financeiro de seu filho.

“Confia na sua mãe. Estou fazendo o melhor pra todos, principalmente pra sua avó e pra você também”, diz Ísis, enquanto convence Tomás a manter o silêncio.

Sirley e Leidi: Um Romance Fraturado

Enquanto isso, Sirley tenta colocar um fim em seu relacionamento com Leidi, declarando amor verdadeiro por Berta. Porém, sua decisão de casar-se sob o regime de separação total de bens deixa Leidi furiosa, revelando o caráter dúbio do ex-motorista.

Mesmo apaixonado, Sirley enfrenta dúvidas e contradições. Sua busca por um novo começo com Berta é colocada em xeque pelas circunstâncias e pelas atitudes de Leidi, que não esconderá seu rancor.

A Decepção que se Aproxima

A empolgação de Berta com o casamento contrasta com o peso dos segredos que cercam sua vida. Enquanto a milionária prepara-se para dar um novo passo em sua vida, o público acompanhará a dúvida de Tomás, o desespero de Ísis e os desdobramentos da escolha de Sirley.

Será que a verdade virá à tona no altar? Ou Berta será feita de trouxa em nome de interesses alheios? A resposta promete emocionar e surpreender os fãs de Mania de Você.

Acompanhe os próximos capítulos para descobrir como esses segredos serão revelados e como a trama dará sua nova reviravolta.

Mania de Você: Viola Descobre Segredo Chocante Antes de Ser Declarada Morta em Acidente

A trama da novela das nove da Globo, Mania de Você, promete fortes emoções nos próximos capítulos. Viola (Gabz), uma das personagens centrais da história, desvendará um grande segredo antes de ser vítima de um acidente aéreo, que a fará ser dada como morta. Essa reviravolta movimentará os acontecimentos da trama, trazendo revelações impactantes sobre outros personagens.

Viola Descobre a Verdade Sobre Filipa e Mavi

Viola, uma chef de cozinha determinada e corajosa, descobre que Filipa (Joana de Verona) forjou a própria morte em um esquema complexo planejado por Mavi (Chay Suede). O objetivo do plano é incriminar Rudá (Nicolas Prattes), afastando-o de qualquer possibilidade de defesa e colocando-o no centro de uma grande injustiça.

De acordo com as investigações de Viola, Mavi manipulou Filipa para criar uma narrativa incriminadora contra Rudá. A descoberta deixa claro que as ações de Filipa não foram isoladas, mas parte de uma estratégia cuidadosamente elaborada.

Viola Tenta Provar a Inocência de Rudá

Determinada a desmascarar os verdadeiros responsáveis, Viola decide agir rapidamente para proteger Rudá. Ela planeja viajar ao Rio de Janeiro para contratar um advogado experiente, acreditando que essa é a melhor forma de enfrentar as acusações e trazer a verdade à tona.

Apesar da conspiração que enfrenta, Viola mostra resiliência e coragem, características que a destacam como uma protagonista forte na novela.

O Acidente Aéreo e a Suposta Morte de Viola

No entanto, antes de concretizar seus planos, Viola sofre um acidente aéreo que a faz ser declarada morta. A notícia abala os personagens e traz uma nova camada de mistério para a trama. Contudo, os próximos capítulos revelam que Viola sobreviverá ao acidente, trazendo esperança para a luta pela justiça.

Reviravoltas e Emoção em Mania de Você

A sobrevivência de Viola promete causar grandes reviravoltas na novela. Sua determinação em expor os culpados e provar a inocência de Rudá trará momentos de tensão e emoção aos telespectadores.

Com uma trama repleta de segredos, conspirações e momentos dramáticos, Mania de Você continua a prender a atenção do público, entregando histórias cheias de surpresas e intensas reviravoltas.

Reação de Bruna Marquezine Gera Comentários

Nesta sexta-feira (08), Manu Gavassi revelou estar grávida de seu primeiro filho, fruto de seu relacionamento com o modelo Jullio Reis. A notícia foi anunciada em grande estilo no Instagram, onde Manu publicou uma foto exibindo sua barriguinha e escreveu uma legenda emocionante: “5 meses de (ainda mais) amor.”

O anúncio rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, com fãs e amigos celebrando a novidade. A atriz Bruna Marquezine, grande amiga de Manu, foi uma das primeiras a reagir publicamente, expressando sua empolgação de forma calorosa.

Bruna Marquezine e a Reação Surpresa

No Instagram, Bruna escreveu: “MEU DEUS!!!! Meu Deus! Meu Deus! Eu tô em choque! VIVAAAAA! Muita saúde! Eu amo vocês.” O entusiasmo da atriz chamou a atenção dos seguidores, que começaram a especular se ela realmente sabia da novidade antes do anúncio.

Alguns fãs comentaram a surpresa de Bruna, brincando: “Se você que é amiga está em choque, imagina nós.” Outros questionaram o relacionamento atual das duas: “Parece que não sabia, será que ainda têm contato?” Apesar das dúvidas levantadas, a interação entre Bruna e Manu reforça o carinho e a amizade que as duas compartilham publicamente há anos.

Expectativa Pelo Primeiro Filho

Com a chegada do bebê, Manu e Jullio entram em uma nova e emocionante fase. O casal, que já demonstrava sintonia e cumplicidade, agora celebra a ampliação da família com o apoio de amigos e admiradores.

Manu Gavassi e Jullio Reis têm mantido uma relação discreta desde que assumiram o namoro em junho de 2021. O casal anunciou o noivado em maio de 2024, mas prefere manter a vida pessoal longe dos holofotes. Mesmo assim, a gravidez trouxe uma nova onda de carinho e apoio dos fãs, que acompanham com entusiasmo cada etapa importante do casal.

A notícia da gravidez de Manu Gavassi não apenas emocionou seus fãs, mas também reforçou a presença positiva da cantora e atriz no cenário artístico brasileiro. Mais do que um momento especial, a gestação marca o início de um novo capítulo em sua vida pessoal e profissional.

Chaline Grazik, conhecida como a “vidente das estrelas”, movimentou as redes sociais nos dias que antecederam a Mega da Virada ao divulgar uma previsão sobre os números que, segundo ela, seriam sorteados. A médium apostou nas dezenas 03, 13, 29, 34, 35 e 27, mas o sorteio oficial realizado em 31 de dezembro de 2024 apresentou um resultado diferente: 01, 17, 19, 29, 50 e 57.

Entre os números divulgados por Chaline, apenas o 29 apareceu no resultado final, frustrando muitos seguidores que confiaram em sua previsão. Apesar disso, a vidente continua como uma figura influente no meio espiritual, com mais de 15 milhões de seguidores no Instagram.

A Influência de Chaline Grazik e o Impacto de Suas Previsões

Chaline é famosa por suas previsões e por atrair atenção de celebridades e do público em geral. Conhecida por misturar espiritualidade e orientações para a vida, ela também se tornou um símbolo de esperança para muitos. No entanto, eventos como sorteios de loteria, que são baseados em probabilidades matemáticas, expõem os limites de qualquer tentativa de prever o futuro.

Especialistas reforçam que a chance de acertar as seis dezenas da Mega da Virada é de 1 em mais de 50 milhões, tornando impossível prever os números com exatidão. Ainda assim, a combinação de fé, superstição e esperança faz com que milhões de brasileiros apostem anualmente, alimentando sonhos de fortuna.

Reações e Continuidade de Sua Reputação

Mesmo sem o sucesso na previsão da Mega da Virada, Chaline permanece em alta entre seus seguidores. Muitos a consideram uma inspiração, independentemente do resultado, enquanto outros demonstraram insatisfação nas redes sociais.

O episódio reforça a imprevisibilidade de sorteios como a Mega da Virada, que registrou um prêmio recorde de R$ 638 milhões neste ano. A loteria segue como um evento que une o país, mesclando emoção e expectativas com uma boa dose de sorte.

Chaline, por sua vez, continua sendo um dos nomes mais conhecidos no universo da vidência brasileira, mantendo sua influência nas redes sociais e em outros meios.

Investigação em Torres: Polícia Trabalha com Homicídio no Caso do Bolo

O caso que chocou a cidade de Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul, ganha novos desdobramentos. Após a morte de três pessoas da mesma família devido à ingestão de um bolo contaminado, a Polícia Civil revelou que as vítimas foram envenenadas com arsênio. A principal linha de investigação aponta para homicídio culposo, quando não há intenção de matar, mas as autoridades não descartam nenhuma hipótese.


O Que Sabemos Até Agora

O incidente ocorreu em 23 de dezembro, durante uma confraternização familiar em um apartamento na rua Alexandrino Alencar. O bolo servido na ocasião teria causado a morte de:

  • Neuza Denize Silva dos Anjos, 65 anos;
  • Maida Berenice Flores da Silva, 58 anos;
  • Tatiana Denize Silva dos Santos, 43 anos.

Outras seis pessoas, incluindo uma criança de 10 anos e a mulher responsável pela sobremesa, foram hospitalizadas. A mulher e o sobrinho-neto seguem internados em estado estável.


Investigação Aponta Uso de Arsênio

Exames toxicológicos confirmaram a presença de arsênio no sangue das vítimas, inclusive nos dois sobreviventes. O químico, conhecido por ser incolor e inodoro, levanta a hipótese de contaminação acidental durante o preparo do bolo. Segundo o delegado Marcos Vinícius Veloso, uma possível confusão entre embalagens de produtos domésticos é considerada.

“Até o momento, não há indícios de conduta dolosa [intencional], mas seguimos investigando todas as possibilidades”, afirmou Veloso.


Laudos e Mandados de Busca

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências dos envolvidos. Ingredientes utilizados no bolo foram enviados ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) para análise. Embora nenhum veneno tenha sido encontrado, um frasco com substância não identificada foi apreendido na casa da mulher que preparou o doce.

Além disso, a morte do marido da mulher em setembro, inicialmente atribuída a uma intoxicação alimentar causada por enchentes, será reavaliada. A Polícia Civil solicitou a exumação do corpo para verificar a presença de arsênio ou outros agentes tóxicos.


Convivência Harmoniosa e Homicídio Culposo

Depoimentos de familiares reforçam que a convivência entre os envolvidos era harmoniosa, o que reduz a suspeita de um crime intencional. Investigadores acreditam que a contaminação do bolo pode ter ocorrido por descuido ou erro no uso de substâncias químicas.

“É importante ressaltar que nenhuma hipótese está descartada. Seguimos analisando os fatos”, completou o delegado.


Repercussão e Próximos Passos

O caso mobiliza a comunidade de Torres e levanta alertas sobre a manipulação de produtos químicos em ambientes domésticos. A Polícia Civil aguarda os laudos do IGP para avançar na investigação e esclarecer as circunstâncias do envenenamento.

Enquanto isso, as famílias das vítimas buscam respostas e justiça para o trágico episódio que abalou a cidade.

Caso do Bolo Suspeito: Reviravolta Chocante e Novos Caminhos na Investigação

A tragédia que abalou uma família no litoral gaúcho ganhou um novo e intrigante capítulo. Após a morte de três pessoas que consumiram um bolo em uma reunião familiar em Torres, no Rio Grande do Sul, a Polícia Civil descobriu que o ex-marido da mulher que preparou o bolo também faleceu em circunstâncias suspeitas meses antes. Agora, as investigações avançam para esclarecer se os dois casos estão interligados.


O Que Se Sabe Até Agora

Na ocasião recente, sete membros da família adoeceram gravemente após ingerir o bolo, resultando em três óbitos. Entre os sobreviventes estavam uma criança de 10 anos e a própria mulher que fez o bolo. Enquanto isso, exames preliminares apontaram intoxicação alimentar, mas as autoridades também investigam a possibilidade de envenenamento intencional.

A nova reviravolta surgiu quando a morte do ex-marido da mulher foi relacionada ao caso atual. Ele faleceu em setembro de 2024, e na época, o óbito foi atribuído a causas naturais. Contudo, diante das novas evidências, a Polícia Civil solicitou a exumação do corpo para investigar se houve envenenamento.


Hipóteses da Polícia

De acordo com o delegado Marcos Vinícius Veloso, responsável pela investigação, duas linhas principais estão sendo exploradas:

  1. Deterioração Alimentar: Produtos vencidos encontrados na casa da mulher, como a farinha usada no bolo, levantam a hipótese de intoxicação alimentar acidental.
  2. Envenenamento Intencional: O histórico de morte suspeita do ex-marido e a gravidade dos sintomas apresentados pelas vítimas reforçam essa possibilidade.

Próximos Passos da Investigação

A polícia realiza análises toxicológicas em amostras coletadas dos alimentos e das vítimas. Paralelamente, a exumação do ex-marido pode trazer respostas cruciais. “Precisamos considerar todas as possibilidades para entender o que realmente aconteceu”, afirmou o delegado Veloso.

Além disso, familiares e conhecidos da mulher estão sendo interrogados para esclarecer possíveis motivos que poderiam indicar intenções criminosas.


Impacto na Comunidade

O caso gerou grande comoção e preocupação na cidade de Torres. O incidente reforça a importância de cuidados com a conservação de alimentos e também de investigações aprofundadas em situações de mortes consideradas “naturais”.


As próximas semanas prometem ser decisivas para determinar se o caso é fruto de negligência ou algo mais sombrio. Enquanto isso, as famílias das vítimas aguardam por justiça e esclarecimento.

Saiba onde a gasolina está mais barata em João Pessoa; preços variam entre R$ 5,73 e R$ 6,09

Procon-JP encontra preços da gasolina variando entre R$ 5,73 e R$ 6,09, com diferença de até R$ 0,36.. Divulgação

O preço da gasolina comum nos postos de combustíveis de João Pessoa tem apresentado uma variação significativa, de acordo com levantamento divulgado pelo Procon-JP nesta sexta-feira(10). A pesquisa abrange 109 postos da cidade e revela que o preço da gasolina comum à vista varia entre R$ 5,73 nos bairros do Centro e Água Fria, e R$ 6,09 no bairro Muçumagro, com uma média de R$ 5,84.

A diferença entre o menor e o maior valor é de R$ 0,36, o que representa uma variação de 6,3%. Para quem paga no cartão, o preço da gasolina comum varia entre R$ 5,89 e R$ 5,96.

Quanto à gasolina aditivada, os preços oscilam entre R$ 5,83 nos bairros Centro e Torre e R$ 6,19 nos bairros Castelo Branco e Cristo, com uma média de R$ 5,99. A variação registrada é de 6,2% e a diferença entre os valores é de R$ 0,36.

Preços de outros combustíveis

Etanol

O preço do etanol apresenta uma variação de 10%. Os valores encontrados variam de R$ 3,90 no bairro Castelo Branco a R$ 4,29 nos bairros Auto do Mateus e Novais, com média de R$ 3,98.

Diesel S10

O diesel S10 é comercializado entre R$ 5,58 no bairro Varjão e R$ 6,19 nos bairros Bairro dos Estados, Castelo Branco, Miramar e Tambauzinho. A variação de preço é de 10,9%, com média de R$ 5,84.

Diesel Comum

Já o diesel comum pode ser encontrado entre R$ 5,55 no bairro Jaguaribe e R$ 5,99 no bairro Água Fria, com variação de 7,9% e média de R$ 5,78.

GNV

O Gás Natural Veicular (GNV) tem preços que oscilam entre R$ 4,59 no bairro Tambiá e R$ 5,09 em vários bairros da cidade, com variação de R$ 0,50.

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, prestigiou a solenidade de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), cujo presidente passou a ser o conselheiro Fábio Túlio Nogueira. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (10), no Centro Cultural Ariano Suassuna. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo Municipal destacou as parcerias e o aperfeiçoamento da Corte de Contas nos últimos anos.

“Esta instituição ajuda tanto o serviço público paraibano, com a sua orientação, mas também a sua cobrança, para que os gestores cumpram o papel de respeitar o dinheiro público. O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, a cada mandato do seu presidente, se aperfeiçoa, fica dinâmico, monitorando, orientando e ajudando os gestores a cumprir o seu papel. Com certeza, o presidente Nominando Diniz cumpriu o seu papel nessa etapa. O novo presidente, Fábio Nogueira, com certeza irá dar continuidade na estrutura hoje tão eficiente desse Tribunal, com seu quadro de pessoal cumprindo seu papel de forma competente e eficiente”, colocou o prefeito.

O presidente empossado do TCE-PB, Fábio Nogueira, fez questão de evidenciar o diálogo interpoderes e ressaltar que o papel da Corte de Contas não é necessariamente punir. “Nosso papel não é necessariamente punir. Embora, muitas vezes, não nos reste outros remédios. As medidas de cautela, por exemplo, estão entre os instrumentos utilizados para a correção de eventuais inconformidades, quanto previnem o desperdício, quanto evitam a malversação dos recursos públicos. As portas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba estarão sempre abertas para orientar, para dirimir dúvidas, sobretudo em início de gestão, quando estas são mais frequentes, além do acompanhamento técnico personalizado, a nossa escola de contas, as inúmeras ferramentas de controle e o espaço cidadania se destinam a esse fim”, discursou.

Nominando Diniz transmitiu o cargo de presidente do TCE-PB lembrando algumas das parcerias firmadas com a Prefeitura de João Pessoa e ressaltando a responsabilidade e a transparência pública da gestão. “O grande avanço com a Prefeitura de João Pessoa foi ontem [quinta-feira]. Nós assinamos um convênio e a Prefeitura irá disponibilizar, em tempo real, todos os seus atos, receitas, despesas, licitações, para que o Tribunal acompanhe passo a passo. Isso já acontece com o Estado e agora vai acontecer com a Prefeitura de João Pessoa. E essas parcerias acontecem porque a minha visão é que punir apenas não resolve, porque muitos erros acontecem por desconhecimento. Assim, se você orienta, capacita e demonstra que está para ajudar, a coisa melhora”, completou.

Nova Mesa Diretora – Além de Fábio Nogueira, novo presidente do TCE-PB, também assumiram os respectivos cargos na Mesa Diretora o vice-presidente, conselheiro André Carlo Torres Pontes; e o corregedor-geral, conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho. Da mesma forma, o conselheiro substituto Marcus Vinícius Carvalho Farias, que será o ouvidor-geral.

Durante a sessão solene, ainda foram empossados os presidentes das Câmaras Deliberativas. O conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho assume a presidência da 1ª Câmara e Arnóbio Alves Viana será o novo presidente da 2ª Câmara. O conselheiro Fernando Rodrigues Catão será conduzido para a coordenação da Escola de Contas Otacílio Silveira.

Fábio Nogueira toma posse na presidência do TCE-PB e projeta “grande pacto pela educação”

divulgação/TCE-PB

O conselheiro Fábio Nogueira tomou posse na noite desta sexta-feira (10) como novo presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). Na solenidade, realizada no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, foi prestigiada por autoridades de diversos poderes, inclusive presidentes de TCE de todo o país.

Em discurso, Nogueira destacou a responsabilidade de conduzir pela segunda vez a Corte de Contas e anunciou que um dos principais eixos de sua gestão será o “grande pacto pela educação” no estado da Paraíba, com ênfase na educação infantil.

“Temos neste objetivo, inarredavelmente, um dos fios condutores dessa gestão que se inicia e um propósito a ser perseguido com afinco e sem descanso no próximo biênio. A isso dedicaremos as nossas forças”, disse o novo presidente do TCE.

Fábio Tulio, que foi presidente do TCE dez anos atrás, ressaltou a importância dos avanços do órgão nesta última década e se comprometeu a dar continuidade ao trabalho dos colegas.

“Nessa ampla missão inclui-se a função pedagógica que preceitua a aproximação do gestor público com os anseios e os direitos da sociedade, jamais seu afastamento. A educação e a orientação, por tal modo, sempre apresentarão resultados que favorecem a boa governança. Portanto, nosso papel não é, necessariamente, o de punir os malversadores com multas e débitos, embora, às vezes, não nos reste outro remédio”, comentou.

Fábio Nogueira

Formado em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual da Paraíba, o conselheiro Fábio Túlio Nogueira ingressou no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) como conselheiro em maio de 2006. Foi presidente da Corte de Contas no biênio 2013/2014 e da Atricon – Associação dos Tribunais de Contas do Brasil por dois mandatos.

Antes de chegar ao TCE-PB, Fábio Nogueira foi vereador em Campina Grande, por três mandatos, e secretário de várias pastas da Prefeitura Municipal daquela cidade. Foi eleito deputado estadual para a legislatura 2003/2006. Pela Assembléia Legislativa foi indicado, por unanimidade, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, encabeçando a lista tríplice encaminhada ao chefe do Poder Executivo, para preencher a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Gleryston Holanda de Lucena.

Emlur realiza ações de zeladoria em 17 bairros durante a semana

Durante a semana, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou ações de zeladoria em 17 bairros. Desde a última segunda-feira (6) até esta sexta-feira (10), receberam serviços de roçagem, capinação e pintura de meio-fio: Centro Histórico, Mandacaru, Bairro dos Ipês, Manaíra, Torre, Miramar, Cabo Branco, Altiplano, Seixas, Penha, Valentina Figueiredo, Gramame, Mangabeira, Grotão, Mumbaba, Ilha do Bispo e Varadouro, além do Acesso Oeste.

Nesta sexta-feira (10), os agentes de limpeza urbana executam os serviços de zeladoria nos seguintes bairros: Centro, Torre, Bairro dos Ipês, Ilha do Bispo, Altiplano, Penha, Seixas, Mangabeira, Valentina Figueiredo, Gramame e Mumbaba. Também há equipes no Acesso Oeste.

O recolhimento de resíduos diversificados – materiais misturados com terra, restos de capim, resíduos da construção civil, móveis e resíduos domiciliares descartados irregularmente nas ruas – é feito nos bairros de Torre, Expedicionários, Miramar, Tambauzinho, José Américo, Mangabeira, Gramame, Parque do Sol e Planalto da Boa Esperança.

As equipes de coleta de resíduos de poda de árvores recolhem os materiais nos bairros de Ernesto Geisel, Cidade dos Funcionários, Grotão, João Paulo II, Colinas do Sul, Irmã Dulce, José Américo, Mangabeira, Irmã Dulce, Planalto da Boa Esperança, Miramar, Tambauzinho, Torre e Expedicionários.

A população pode solicitar os serviços da Emlur pelos telefones 3213 4237, 3213 4238 e 3213 4240 e pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada, no endereço https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10

Teto do INSS sobe para R$ 8.157,40 em 2025; veja como ficam os reajustes

Benefícios do INSS são reajustados em 4,77%; teto chega a R$ 8.157,40;. Foto: Arquivo JP

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão os valores de seus benefícios corrigidos em 4,77% a partir de fevereiro de 2025. Com o reajuste, o teto da Previdência Social subirá de R$ 7.786,01 para R$ 8.157,40.

O valor segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2024, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (10), que mede a inflação de famílias com renda de até cinco salários mínimos. Esse percentual é utilizado como base para ajustar os valores pagos pelo INSS.

Leia também:

Os 12,2 milhões de segurados que recebem acima do salário mínimo terão o aumento integral caso já fossem beneficiários antes de 1º de fevereiro de 2024. Para quem passou a receber aposentadoria ou pensão depois dessa data, o reajuste será proporcional aos meses em que o benefício foi concedido.

Aposentados que ganham o salário mínimo, um grupo que representa 70% dos 40,7 milhões de beneficiários do INSS, terão o valor reajustado para R$ 1.580, após um aumento real de 2,5%, seguindo a política aprovada no Congresso. Por outro lado, quem ganha acima do piso continuará sem ganho real, recebendo apenas a correção inflacionária.

Pagamento e tabela de contribuição

Os pagamentos dos benefícios com os novos valores seguirão o calendário habitual. Quem recebe o salário mínimo terá os depósitos realizados entre 27 de janeiro e 7 de fevereiro, enquanto os beneficiários acima do piso receberão entre 3 e 7 de fevereiro, conforme o número final do cartão de benefício.

Além disso, a tabela de contribuição previdenciária foi atualizada, com novas faixas de dedução e alíquotas:

  • Até R$ 1.518: 7,5% (sem dedução)
  • De R$ 1.518,01 a R$ 2.793,88: 9% (dedução de R$ 22,77)
  • De R$ 2.793,89 a R$ 4.190,83: 12% (dedução de R$ 106,59)
  • De R$ 4.190,84 a R$ 8.157,41: 14% (dedução de R$ 190,40)

Como consultar os novos valores

Os segurados poderão verificar os valores corrigidos pelo site e aplicativo Meu INSS, que exigem login no Portal Gov.br. Também é possível ligar para o telefone 135, onde será necessário informar o CPF e responder perguntas de segurança para confirmar a identidade.

Embora os benefícios acima do salário mínimo tenham apenas a correção inflacionária, a expectativa é que o novo teto e a tabela de contribuição ajudem a manter o equilíbrio nas contas da Previdência, em meio às mudanças aprovadas no arcabouço fiscal.

*Com informações da Agência Brasil

Hospital Municipal Santa Isabel realiza mais de 47 mil atendimentos em 2024

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), referência em várias especialidades médicas e cirúrgicas, aumentou o número de atendimentos realizados em 2024, fechando o ano com 47.475 pessoas atendidas em seus ambulatórios. Consolidado como referência em saúde pública, a unidade administrada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atendeu 45.831 pessoas em 2023. Em 2022, foram realizados 37.577 atendimentos ambulatoriais.

“Durante todo o ano passado, o Hospital Municipal Santa Isabel garantiu atendimento a quem nos procurou, cuidando da saúde da população, disponibilizando tratamento cada vez mais eficaz, humanizado e de qualidade, devolvendo saúde e gerando mais qualidade de vida”, destacou a médica Adriana Lobão, diretora-geral do HMSI. 

Especialidades como cirurgia geral e urologia foram as mais procuradas ao longo do ano. Foram 7.104 consultas ambulatoriais de cirurgia geral; 6.616 de urologia; 4.880 com cardiologista; 4.509 com coloproctologista; 3.978 com anestesiologista; 3.406 com reumatologista; 2.566 com mastologista; 2.302 com ginecologista e obstetra; 1.885 com cirurgião plástico; 1.745 com cirurgião vascular; 1.319 com médicos do aparelho digestivo; 1.315 com neurocirurgião; 1.035 com cirurgião de cabeça e pescoço; e 943 com hematologista, entre outras.

Entre os 47 mil pacientes atendidos em 2024, está a dona de casa Josilene Tavares, que elogiou o atendimento recebido. “Eu precisava fazer um exame no coração e passei pelo médico e consegui fazer o exame. Fui muito bem atendida, consegui fazer de forma rápida e segura. Só tenho que agradecer a todos que fazem o Santa Isabel”, afirmou.

Referência – Com 11 ambulatórios, o Hospital Municipal Santa Isabel atende uma média de quase 4 mil pacientes por mês. Maior equipamento da rede municipal em relação a hospitais em João Pessoa, a unidade é especialista em cirurgias de média e alta complexidade e referência em diversas especialidades médicas, como cirurgia geral, urologia, coloproctologia, mastologia, endoscopia, colonoscopia, cirurgia bariátrica, neurocirurgia e cirurgia vascular e ginecológica, entre outras.  

Os pacientes são encaminhados ao hospital pela Central de Regulação do Município, onde são avaliados por um especialista durante a consulta ambulatorial e encaminhados para os procedimentos necessários.

Conselho de Mobilidade Urbana aprova nova tarifa do transporte público e frota ganhará 70 ônibus novos em 2025

Nesta sexta-feira (10), os membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU) se reuniram na sede da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) para discutir assuntos relativos a investimentos no transporte público, bem como ao trânsito da cidade que proporcionem mais qualidade à população. Na reunião, também foi avaliada a planilha de custos operacionais do Sistema de Transporte Coletivo Urbano e, ao final, resultando na votação da atualização da tarifa.

Ao discutir o novo valor de tarifa, as empresas também se comprometeram a investir na renovação da frota, com a chegada de 70 novos ônibus, sendo 60 convencionais e 10 opcionais (Geladinhos).

O outro assunto na pauta, a definição do reajuste da tarifa de ônibus, teve como base a inflação acumulada no período do preço do óleo diesel, dissídio coletivo dos trabalhadores do sistema (motoristas, cobradores, fiscais, entre outros) e, ainda, outras despesas acessórias. O novo valor foi aprovado, por 11 votos a favor e 01 contra, ficando a tarifa de R$ 5,20, a partir da próxima segunda-feira (13). O transporte opcional conhecido como ‘Geladinho’ também terá nova tarifa, no valor de R$ 5,80.

“Como o diálogo é natural nessa gestão, oportunizamos voz ativa aos membros do CMMU. Avaliamos tudo o que foi feito em 2024 para a melhoria na qualidade do transporte público oferecido à população. A nova tarifa foi aprovada, levando em conta todos os insumos que impactam nos custos operacionais das empresas”, destacou Expedito Filho, superintendente de Mobilidade Urbana e presidente do CMMU.

Investimentos – O prefeito Cícero Lucena é o gestor que mais investiu em transporte público nos últimos anos em João Pessoa. Apenas em 2024, foram 120 ônibus novos adicionados à operação, mantendo a Capital Paraibana na posição de destaque, como a terceira frota mais nova do Nordeste.  Avançando mais na política de investimentos, para este ano, a gestão municipal já espera a circulação de 60 ônibus elétricos, proporcionando um transporte sustentável e mais conforto nas viagens.

Parceria – A Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Governo do Estado, prepara-se para a concretização da implantação do sistema de transporte rápido em João Pessoa, o BRS. A operação de crédito, no valor estimado em R$ 240 milhões, e contrato já assinado em julho passado, tem o objetivo de implantar projeto de mobilidade e revitalização urbana. O foco do projeto é expandir o acesso ao transporte público e melhorar a acessibilidade, impactando cerca de 550 mil viagens diárias, aproximadamente um terço do fluxo urbano da cidade.

CMMU – O Conselho de Mobilidade Urbana de João Pessoa é formado por representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP); Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan); Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam); Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) e Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP).

Ainda integram o Conselho, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP); Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Urbanos de Passageiros de João Pessoa; Junta Governativa do Sindicato dos Motoristas; Sindicato de Transportes Urbanos de João Pessoa (Sintur); Diretório Central dos Estudantes da UFPB (DCE/UFPB); Conselho Universitário de Carteiras – CUC; representante universitário da rede privada; Conselho Metropolitano de Carteiras de Estudantes – CMCE; representante secundarista da rede pública e privada.