PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Com um ‘pé na Presidência’, paraibano sinaliza como será atuação no comando da Câmara

Marina Ramos / Câmara dos Deputados

O paraibano Hugo Motta (Republicanos) deverá ser eleito no próximo sábado como presidente da Câmara Federal. Será o segundo político do Estado a alcançar esse feito. O primeiro foi Samuel Duarte, em 1947.

Motta conquistou ao longo dos últimos meses o apoio de ‘gregos’ e ‘troianos’ na Casa, incluindo lulistas e bolsonaristas de carteirinha. Quase todos os partidos fecharam questão em torno de seu nome, muito em função daquilo que ele deverá entregar como modelo à frente da Câmara – a defesa do Parlamento como principal bandeira.

Ontem, nas redes sociais, Hugo sinalizou como deverá ser sua atuação no comando da Câmara.

A começar pelo slogan escolhido por ele para a candidatura: “do lado do Brasil”.

Hugo Motta

Ele certamente foi escolhido para fazer um contraponto à polarização da política nacional, há tempos ‘viciada’ entre esquerda e direita extremas.

Além disso, na publicação o paraibano diz que irá zelar pelo diálogo e pelo fortalecimento do Legislativo. Um discurso, claro, que agrada os 513 deputados federais e senadores que compõem o Congresso.

Fortalecer o Legislativo, nos tempos atuais, é manter o formato das Emendas parlamentares, onde deputados e senadores têm cada vez mais espaços no bolo orçamentário do Governo. Representa também defender o Congresso diante de decisões do Judiciário, que por ventura possam desagradar os parlamentares.

É um modelo semelhante ao que vem sendo adotado pelo atual presidente, Arthur Lira (PP). Hugo, pelo visto, não irá promover muitas modificações nesse panorama.