O que fazer em João Pessoa sem ser praia

Centro Histórico de João Pessoa | Foto: Divulgação. Centro Histórico de João Pessoa | Foto: Divulgação

João Pessoa é conhecida por suas praias paradisíacas e calmas, mas a capital da paraíba tem mais a oferecer do que suas só areias douradas. Por isso, o Jornal da Paraíba mostra o que fazer em João Pessoa sem ser praia, pra quem quer curtir uma programação diferente.

De parques botânicos a teatros, confira uma lista de lugares que valem a pena ser visitados em João Pessoa.

Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica)

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Bica, reúne uma área verde de cerca de 12 hectares e reúne uma diversidade de espécies de animais e plantas. A Bica é um espaço bastante frequentado por moradores locais e turistas.

É possível encontrar na Bica várias espécies de aves, répteis, peixes, mamíferos e macacos-prego. O parque tem uma função educativa e traz informações sobre a fauna e flora da região, o que contribui para a preservação das espécies.

LEIA TAMBÉM

A Bica, em João Pessoa, terá o mês voltado para diversão das crianças em férias. Foto: divulgação/secom-jp. Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa | Foto: Divulgação

Espaço Cultural

O Espaço Cultural José Lins do Rego é um aparelho do Governo da Paraíba, inaugurado em 1982. O lugar oferece várias opções de lazer dentro de um único espaço.

No local funcionam a Galeria Archidy Picado, Lutheria, Planetário, Museu José Lins do Rêgo, Escola de Música Anthenor Navarro, Teatro de Arena, Teatro Paulo Pontes, Escola de Dança, Estação Ciências e mezaninos para exposições, Escola de Circo e a Biblioteca Juarez da Gama Batista.

Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa | Foto: Rafael Passos/Divulgação. Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa | Foto: Rafael Passos/Secom-JP

Há vários projetos gratuitos realizados periodicamente no Espaço Cultural, como o Férias Funesc, que oferece programação artística e cultural para crianças e pessoas de várias faixas etárias no período de férias escolares.

Centro Cultural São Francisco

O Centro Cultural São Francisco é um complexo arquitetônico formado pela Igreja e Convento de São Francisco; pela Capela da Ordem Terceira de São Francisco; pela Capela de São Benedito; pela Casa de Oração dos Terceiros; pelo Claustro da Ordem Terceira; por uma fonte; e por um grande adro com um cruzeiro.

O centro é um dos mais notáveis exemplos do movimento barroco no Brasil, e foi inaugurado em 1589, a partir de um projeto do Frei Francisco dos Santos, em uma missão liderada pelo Frei Melchior de Santa Catarina.

No local, um dos principais pontos turísticos históricos de João Pessoa, existe um verdadeiro sítio arquitetônico, considerado o mais perfeito representante da escola franciscana de arquitetura do Nordeste, em estilo barroco-rococó.

LEIA TAMBÉM

Além das pinturas e esculturas que são abertas a visitação no local, o Centro Cultural São Francisco conta ainda com uma galeria-museu de arte popular; um museu de arte sacra com peças de várias procedências; uma galeria de pedra, dedicada à arqueologia do local; espaços de exposições e eventos; biblioteca, entre outros.

O Centro Cultural São Francisco é um complexo arquitetônico..

Teatro Santa Roza

O Teatro Santa Roza é um dos mais antigos do Brasil. Fundado em 1889, o local tem capacidade para receber até 570 pessoas.

O teatro está localizado no centro da cidade, na Praça Pedro Américo, próximo a vários pontos turísticos, como o Parque da Lagoa e o Centro Cultural São Francisco.

LEIA TAMBÉM

Além das apresentações artísticas, o Teatro Santa Roza também oferece visitas guiadas, permitindo que os visitantes conheçam a história do teatro e suas peculiaridades. As visitas são gratuitas e podem ser agendadas com antecedência.

O Teatro Santa Roza é um dos mais antigos do Brasil. Teatro Santa Roza, em João Pessoa | Foto: Francisco França/Arquivo

Centro Histórico de João Pessoa

No Centro Histórico da capital paraibana, o visitante pode fazer uma rota pela arquitetura, cotidiano e religiosidade, registradas em mais de 400 anos de história. O Centro Cultural São Francisco, por exemplo, é um dos pontos mais importantes do Barroco no Brasil, com visitas guiadas.

Já no Varadouro, fica o Hotel Globo, conhecido por apresentar uma vista privilegiada para o Rio Sanhauá e uma magnífica visão do pôr do sol. Há também a Casa da Pólvora, na ladeira São Francisco, e o museu da Cidade de João Pessoa, na Praça da Independência.

Estação Cabo Branco: também conhecida como Estação Ciência, oferece opções de cultura e lazer e ainda conta com um mirante, recém-reformado, onde é possível observar a cidade e também fenômenos astronômicos.

Centro Histórico de João Pessoa | Foto: Shutterstock. Centro Histórico de João Pessoa | Foto: Shutterstock

Hotel Globo

O Hotel Globo é um edifício histórico localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, em João Pessoa. O prédio foi construído em 1929 e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba desde 1978.

O hotel não recebe mais hóspedes, mas a população de João Pessoa e os turistas que visitam a capital paraibana podem conhecer o local, que tem uma vista belíssima do pôr do sol e do Rio Sanhauá.

O espaço também recebe iniciativas culturais, como exposições artísticas e o projeto “Sol Maior”, da Prefeitura de João Pessoa, com apresentações musicais.

Hotel Globo, em João Pessoa (Foto: Secom-JP/Acervo). AlessandroPotter

Parque Sólon de Lucena

Com uma área de 35 mil metros quadrados, o parque Sólon de Lucena é uma ótima opção de lazer gratuita para toda a família, em pleno coração da cidade. Popularmente conhecido como ‘Lagoa’, o parque é ótimo para caminhar, fazer piqueniques, além de receber parques de diversões e atrações culturais.

O Parque da Lagoa Sólon de Lucena, principal cartão-postal de João Pessoa, é uma área de 35 mil metros quadrados no coração da capital paraibana.

O local é ideal para a prática de atividades esportivas, culturais e também de encontro entre amigos e famílias, e não poderia ficar de fora de um city tour pelo Centro Histórico de João Pessoa.

O Parque da Lagoa tem 12 praças, ciclovia, pista de cooper, pista de skate com padrão internacional, área para esportes radicais com slackline e parede de escalada, além de quiosques de lanchonetes e banheiros públicos.

Parque Solon de Lucena, em João Pessoa | Foto: Divulgação/Prefeitura de João Pessoa. Parque Solon de Lucena, em João Pessoa | Foto: Divulgação/Prefeitura de João Pessoa

Com preservação de árvores nativas da Mata Atlântica, o parque conta com 215 palmeiras e outras 738 árvores, a exemplo de pau-brasil, sibipiruna, gameleiras, oitizeiros, pitombeiras, ipês amarelos, róseos e roxos; e árvores exóticas como ficus microcarpa, castanholas e cassia ferruginea.

MAP – Mercado de Artesanato Paraibano

O Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa é um espaço cultural para quem quer prestigiar o artesanato em João Pessoa. Inaugurado em 2005, o museu abriga um acervo com mais de mil peças produzidas na Paraíba, de diferentes tipologias, como fibras, cerâmica, madeira, fios, rendas, bordados, brinquedos populares, flandres e metais.

O Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa é um espaço cultural para quem quer prestigiar o artesanato em João Pessoa..