O videcast Lá vem o Enem preparou um bate papo imperdível para quem está interessado no curso de Direito. Os entrevistados da vez são a advogada Maria Eunice Cabral e o professor Ricardo Berilo.
O curso tem duração de cinco anos e oferece diversas possibilidades de atuação profissional.
Aprovação
Para Ricardo, que é especialista em Direito Processual Civil, as melhores estratégias para quem quer entrar na universidade é estudar, confiar em si mesmo e não desistir.
Já para Maria Eunice, é necessário ter resiliência. Para o curso de jornalismo, a primeira graduação dela, foram três tentativas até a aprovação. E na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foram quatro tentativas.
Áreas de atuação
A Maria Eunice trabalha na área de Direito Previdenciário, que conheceu em uma oportunidade de estágio, antes mesmo de estudar o assunto na universidade.
Ricardo, enquanto professor, destaca que o setor público é bastante procurada por quem se forma em Direito, especialmente na área policial.
Ele destaca que é possível até entrar no serviço público na área do Direito, a exemplo de tribunais, apenas como nível médio.
Salários
A vantagem do setor público é que o aprovado já começa ganhando uma boa remuneração, segundo Maria Eunice. A média salarial, de acordo com ela, é de R$ 5 mil no início da carreira. Mas pode chegar até R$ 50 mil dependendo do cargo e do tempo de serviço.
Já para a advocacia, segundo Ricardo, “o céu é o limite” e o salário do advogado vai depender de fatores como a quantidade de clientes, por exemplo.
Quer ter acesso a mais conteúdos que podem te ajudar a conseguir a tão sonhada vaga na universidade? Fica de olho no Lá Vem o Enem, que tem as melhores dicas para quem quer entrar em um curso superior.