Praça de Iemanjá no Cabo Branco segue sem previsão para início de reforma
A reforma da praça de Iemanjá, no Cabo Branco,em João Pessoa, segue sem previsão de início para as obras de reforma. Neste domingo (8), acontece a tradicional festa em homenagem à orixá cultuada nas religiões do candomblé e da umbanda.
Em março de 2024, foi divulgado um edital de processo licitatório para a execução do projeto. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o processo foi concluído, mas a obra ainda não foi iniciada porque um estudo ambiental está sendo realizado no local.
O Fórum Paraibano de Diversidade Religiosa pediu que a praça fosse transferida para próximo ao Largo da Gameleira, em Tambaú. Isso por ser uma localização mais acessível, conforme explicou Tânia Maria da Silva, integrante do fórum.
“Pensamos na facilidade de locomoção para os fiéis e simpatizantes, e numa maior visibilidade. Tínhamos pensado também numa feira de artesanato que funcionasse para a população e turistas”, completou.
Estátua de Iemanjá
A estátua de Iemanjá foi alvo de vandalismo e decapitada em 2016. Integrantes de religiões de matriz-africana solicitaram ao poder público, diversas vezes, a restauração da imagem.
Em fevereiro de 2024, a estátua foi revitalizada por um homem que fez uma promessa, de acordo com o secretário da Participação Popular, Thiago Diniz. O homem, que não teve a identidade revelada, contratou artistas de Picuí, também na Paraíba, para que fizessem uma nova cabeça para a estátua. Ele estava pagando uma promessa.
Festa de Iemanjá
A tradicional Festa de Iemanjá acontece neste domingo (8) no Busto de Tamandaré, orla de João Pessoa. O início está previsto para 18h. A programação da festa de Iemanjá conta apresentações e caminhadas.
A festa, que reúne centenas de praticante de religiões de matriz africana, é organizada pela Federação dos Cultos Afro-Brasileiros do Estado da Paraíba (FCAB). O evento está na sua 58ª edição.
Em 2021, a Festa de Iemanjá foi declarada patrimônio cultural imaterial da Paraíba.