Semob-JP define esquema de trânsito e transporte para o Dia de Finados

Para garantir maior fluidez e segurança no deslocamento de quem vai prestar homenagens aos familiares falecidos, neste sábado (2), Dia de Finados, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai colocar em prática um esquema que pretende facilitar o acesso aos principais cemitérios da Capital.

O plano de circulação será executado, a partir das 6h, no entorno dos Cemitérios Senhor da Boa Sentença, no Varadouro; São José, em Cruz das Armas; do Cristo, no Cristo Redentor; Parque das Acácias, no José Américo; e Santa Catarina, no Bairro dos Estados.

Ao todo, 90 agentes de mobilidade urbana serão distribuídos nos três turnos, destacados para auxiliar na organização do tráfego e nos desvios e bloqueios, o que deve trazer mais segurança para pedestres e condutores.

Boa Sentença – Para evitar conflitos, não será permitido o fluxo de veículos em frente ao Cemitério Senhor da Boa Sentença. O fluxo de veículos que vem de Bayeux e da Ilha do Bispo será direcionado para a Avenida Sanhauá, por trás do Terminal Rodoviário. O tráfego da Rua Índio Piragibe será desviado para a Rua São Miguel, sentido Maciel Pinheiro, com retorno dos veículos na Rua Cruz Cordeiro para ter acesso à Rua Francisco Londres, que será liberada para os veículos que vão em direção à Ilha do Bispo e Bayeux.

São José – Como nos anos anteriores, será realizado o bloqueio total da Avenida Cruz das Armas no trecho em frente ao cemitério, para permitir a circulação dos pedestres. O fluxo de veículos no sentido Centro-bairro será feito pelas Ruas Santos Coelho e Porfírio Costa para o acesso à Avenida Cruz das Armas. Já no sentido bairro-Centro, o fluxo de veículos será mantido na via principal. 

Cristo e Parque das Acácias – Para o Cemitério do Cristo serão bloqueadas as Ruas Heronides Vieira com Mourise de Miranda Gusmão, Rua dos Milagres com Rua do Jarro e a Rua dos Milagres com a Rua Olívia Almeida Guerra. No Cemitério Parque das Acácias, os agentes de mobilidade vão realizar o monitoramento no entorno do local.

Santa Catarina – O fluxo de veículos será proibido em frente ao cemitério com bloqueio na Avenida Santa Catarina com a Avenida Espírito Santo. As linhas de transporte 504, 503 e 1001, que seguem pelas Avenidas Espírito Santo e Santa Catarina serão desviadas pelas Ruas Dep. Tertuliano de Brito, Pedro Ramos Coutinho e Elvira Malaguti, onde terão novamente acesso à Santa Catarina. A linha 503 que vem pela Rua Tertuliano de Brito seguirá pelas Ruas Pedro Ramos Coutinho e Elvira Malagute, retornando também à Santa Catarina.

Ônibus – No sábado (2), que é um feriado nacional, as linhas irão circular com quadro de domingo, com 50 linhas à disposição da população. Ao todo, serão 130 veículos em operação realizando 1.085 viagens, já somadas às 224 extras.

De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Expedito Leite Filho, além dos coletivos que serão adicionados nos cemitérios, as linhas 507, 510, 204, 116, 401, 110, 107, 602, 120, 104 e as circulares 1500 e 5100 vão ser reforçadas para atender funcionários dos shoppings centers, restaurantes, como também para quem for para as praias. “Em caso de aumento na demanda, a fiscalização solicitará carros extras às empresas para atender aos usuários nas linhas que passam próximas aos principais cemitérios”, destacou.

Sexta-feira – Para o ponto facultativo de Dia do Servidor, na sexta-feira (1º), decretado para os servidores municipais e estaduais, a operação dos ônibus vai circular com quadro de dia útil, podendo ter alteração na operação de acordo com a demanda de passageiros.

Contatos – Para conferir os detalhes sobre linhas e itinerários que circulam na cidade, a Semob-JP recomenda que os usuários de ônibus acessem o site: portal.semobjp.pb.gov.br. Em caso de urgência, os usuários também podem acionar o Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT), enviando mensagens, áudios ou fotos no WhatsApp: (83) 98760-2134.