entenda porque o futebol é interrompido em dia de votação no Brasil

Neste domingo (27), o Brasil realiza as eleições municipais de segundoturno. Para garantir a total atenção ao processo de votação, não ocorrerão partidas de futebol nem outros eventos esportivos no país, como já aconteceu no primeiro turno (6) e também em outros anos em dias de votação.

Corinthians, de Casagrande e Sócrates, liderou campanha pelo voto na primeira eleição direta para o governo estadual em 17 anos. (Foto: Reprodução)

Em anos eleitorais, as rodadas dos campeonatos brasileiros, de todas as divisões, são antecipadas. A cada dois anos, os brasileiros vão às urnas para escolher candidatos. Em 2024, os eleitores vão definir cidadãos para os cargos de prefeito e vereador.

Eleições 2024: eventos esportivos são paralisados em dias de votação

Atualmente, não há nenhuma legislação que proíba a realização de jogos de futebol nos dias de votação. No entanto, existe o risco de aglomerações e manifestações em apoio a candidatos, o que é vedado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para evitar esse tipo de situação, a CBF e os clubes optam por suspender as partidas.

É importante destacar que essa prática já ocorre desde as primeiras eleições após a reinstauração do sistema presidencial no Brasil. Em 2024, a 31ª rodada do Brasileirão começou nesse sábado (26) e só vai ser concluída na segunda-feira (28).

Botafogo, de Luiz Henrique, lidera o Brasileirão 2024. (Foto: André Durão)

É sempre bom ressaltar que o voto é obrigatório em todo o país e representa um direito fundamental de todo cidadão.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba