Candidatos em João Pessoa e Campina devem mirar 218 mil votos brancos, nulos e abstenções

(Foto: Reprodução)

Os quatro candidatos que disputam o segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, Cícero Lucena (PP), Marcelo Queiroga (PL), Bruno Cunha Lima (UB) e Jhony Bezerra (PSB) terão um embate decisivo hoje à noite. Os quatro irão participar dos debates promovidos pelas TVs Paraíba e Cabo Branco.

Os encontros são os últimos instantes para que as campanhas apresentem ao eleitor os ativos com os quais pretendem convencer da viabilidade e necessidade de seus projetos.

Serão as últimas oportunidades para dialogar, através da TV, com a massa do eleitorado nas duas maiores cidades do Estado.

Mas antes de entrarem nos estúdios, os quatro certamente farão uma conta e terão em mente a necessidade de atrair um público específico: o eleitor que votou branco, nulo ou não compareceu às urnas no primeiro turno nos dois municípios.

E não é pouca gente. Esses eleitores representam muito.

Em Campina, por exemplo, foram 46.649 (15,6%) abstenções, 15.452 votos nulos e 6.990 pessoas que optaram por votar branco. No total, 68.991 eleitores.

Já na Capital, a primeira etapa da eleição teve 109.169 (19,2%) abstenções, 24.544 votos nulos e 15.343 votos em branco. Somando tudo, 149.056 pessoenses.

Nas duas cidades, mais de 218 mil eleitores optaram por não escolher, no primeiro turno, nenhum dos candidatos. Um contingente que poderá definir o desfecho dos pleitos.

E as campanhas, certamente, irão mirar nessa fatia do eleitorado.

Para Cícero, Queiroga, Bruno e Jhony, os debates representam também uma última esperança para ter, quem sabe, o engajamento de quem ficou de fora no primeiro turno.