deputados marcam presença no painel e não participam de votação na ALPB
Após 15 dias sem sessão de votação, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) se reuniram em plenário nesta terça-feira (3). Foi a segunda desde o início de agosto, quando o presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB), decidiu reduzir os trabalhos para que os parlamentares tivessem mais tempo para circular na campanha eleitoral.
Apesar do quórum de 32 presentes no painel, a maioria marcou presença de forma remota e não participou efetivamente da votação de algumas matérias importantes, como vetos do Executivo.
Na análise de um dos vetos, estavam no painel como presentes, mas não votaram três deputados que concorrem a prefeituras nas eleições deste ano: Chico Mendes (PSB), em Cajazeiras; Inácio Falcão (PCdoB), em Campina Grande; e Luciano Cartaxo (PT), que concorre em João Pessoa.
O deputado Eduardo Brito (SD), que está em campanha a prefeito de Mamanguape, não compareceu à sessão. Também não foram hoje Bosco Carneiro (Rep), Dinho Papaleguas (PSDB) e Jane Panta (PP).
Dos deputados que estão na disputa, apenas Wallber Virgolino (PL), candidato a prefeito de Cabedelo, esteve presente e de forma presencial.
Matérias aprovadas
Apesar do ‘drible no placar’, os deputados derrubaram o veto do Executivo ao Projeto de Lei nº 216/2023, de autoria da Deputada Francisca Motta, que “Institui a campanha de conscientização, incentivo, diagnóstico e tratamento do Transtorno do Processamento Sensorial – TPS, na rede pública de saúde do Estado da Paraíba e dá outras providências”.
Dentre os projetos aprovados está um de autoria do presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, que Institui a Política Estadual de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar.
Os deputados aprovaram também um projeto, de autoria da deputada Camilla Toscano, que institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo.