PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Como estudar para o CNU, o Enem dos Concursos

O Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, teve a data das provas remarcada para o dia 18 de agosto. A dois meses do concurso, o Jornal da Paraíba entrevistou a especialista em concursos Paula Miguel e organizou uma série de dicas de como estudar para o CNU.

O modelo unificado do CNU agiliza a contratação de servidores, realizando o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

VEJA TAMBÉM:

Como estudar para o CNU?

O Jornal da Paraíba explica o que deve ser priorizado por quem ainda vai começar a estudar para o CNU, quais os principais assuntos e opções de métodos de estudo.

O que deve ser priorizado por aqueles que vão começar a estudar agora?

De acordo com a especialista em concursos Paula Miguel, o mais importante para os candidatos que vão começar a estudar agora é focar no conhecimento teórico.

“Para os que vão começar a estudar agora, o ideal é começar com a parte teórica, a não ser que o candidato já tenha um conhecimento prévio perante ao conteúdo que está sendo exigido. Mas o ideal é começar com a parte da teoria, para poder ter um embasamento teórico e depois, posteriormente, correr para as questões”, aconselha.

Para otimizar os estudos nos meses que faltam para a prova, Paula acrescenta que o ideal é fazer um cronograma baseado em todos os tópicos do conteúdo que está dentro do edital do CNU e estudá-los por ciclos.

“Começa com a parte teórica e finaliza com as questões. E o ideal, depois que terminar todos os conteúdos da disciplina, é fechar com o simulado para poder visualizar o que realmente conseguiu aprender e o que não conseguiu, para poder reforçar mais os estudos daquele conteúdo que não teve absorção”, afirma a especialista.

Quais métodos de estudo para aprender mais rápido?

Com relação a métodos de estudos para aprender mais rápido, Paula Miguel deixa claro que essa é uma questão relativa.

“Isso vai de cada candidato. O ideal é cada um fazer uma autoanálise do que realmente vai trazer resultados positivos”, diz. Ela exemplifica ainda os diferentes meios de aprendizados que cada pessoa pode ter e o método de estudo que melhor se aplica a cada um deles.

“Existem candidatos que aprendem melhor de forma visual, então o melhor é estudar através de mapas mentais. Já aquele candidato que gosta de ler, deve optar pelos livros, o conteúdo na íntegra. E para os que aprendem ouvindo, é bom fazer resumos e ler em voz alta”, detalha.

Quais temas devem ser priorizados na hora de estudar?

Quanto à questão de quais disciplinas devem ser priorizadas, a especialista em concursos diz que são as disciplinas em que o candidato tem mais dificuldade, não importando qual seja.

“O principal é que o candidato entenda que o que ele tem mais dificuldade é o que ele precisa priorizar. Isso não quer dizer que ele pode deixar de lado o que ele entende. A que ele entende necessita de revisões recorrentes. E a que ele não tem conhecimento, aí sim precisa ser priorizada”, pontua.

Quantas horas por dia o candidato deve estudar?

Já sobre a quantidade de horas por dia que o candidato deve estudar, Paula destaca que, tendo em vista que a maior parte das pessoas que presta concursos conta com inúmeras atribuições durante o dia, a quantidade de horas de estudo vai depender da disponibilidade do candidato.

Nesse viés, a especialista em concursos recomenda fazer uma análise dos afazeres do dia e encontrar um horário ideal para introduzir uma rotina de estudos que seja mais produtiva do que cansativa, sem longos períodos de estudo ininterrupto.

“Faça pausas programadas de intervalo para o cérebro oxigenar e ter força para retornar e absorver o conteúdo”, diz.

Por que o CNU foi adiado?

O Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, foi adiado pelo Governo Federal em consequência do intenso volume de chuvas no Rio Grande do Sul, que tem causado o alagamento das cidades, a destruição de casas e 157 mortes até o momento. As provas do CNU, que estavam previstas para o dia 5 de maio, foram remarcadas para o dia 18 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *