Nordeste vive bom início nas quatro séries do país
O início do Campeonato Brasileiro tem sido excelente para os times nordestinos. Das séries A a D, tem clube brigando na parte de cima da tabela após o primeiro mês de disputa. Quem puxa a fila é o Bahia, do técnico Rogério Ceni, que é vice-líder na elite empatado em pontos com o Athletico-PR.
Nordestinos começam bem o Brasileirão 2024
O Tricolor de Aço possui 10 pontos no Brasileirão 2024, com três vitórias, um empate e uma derrota. No último domingo, a vitória sobre o Botafogo fora de casa garantiu a equipe dirigida por Rogério Ceni no topo da tabela junto ao Furacão, ficando atrás apenas no saldo de gols.
Já na Série B, um nordestino que está bem é o Sport. O Leão da Ilha do Retiro possui 100% de aproveitamento após três partidas disputadas. Além disso, o Rubro-Negro conta com o artilheiro da competição, o atacante Gustavo Coutinho, que marcou três gols.
Na Terceirona, o Botafogo-PB é o nordestino que começou bem a competição. O Belo tem sete pontos e está na quarta posição. E mais do que isso, a vida dos botafoguenses na primeira fase da Série C tem sido de constância. Afinal de contas, o clube ocupa a zona de classificação para a fase seguinte por 22 rodadas consecutivas.
Por fim, a Série D, que tem um formato de diferente das demais na primeira fase e é dividida por grupos, também conta com um nordestino jogando bem após os dois primeiros jogos. O Treze lidera o Grupo 3 e é o dono do melhor ataque de toda a competição. Até aqui, foram seis gols marcados.
O fato é que ainda é cedo para se pensar se os clubes do Nordeste terão êxito ou não no Brasileirão 2024. No entanto, o início promissor deixa as torcidas esperançosas. Vale lembrar que, no Brasil, o Ferroviário é o atual campeão da quarta divisão. Na Terceirona, o último nordestino a vencer o título foi o Náutico, em 2018.
Na Série B, o Fortaleza levantou a taça pela região também em 2018. Já na elite do futebol brasileiro, o último campeão do Brasileirão pelo Nordeste foi o Bahia, em 1988.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba