Controlador Geral de João Pessoa debate transparência pública com ministro da Controladoria da União
O Controlador Geral de João Pessoa, Diego Fabrício Albuquerque, dialogou sobre as pautas de Transparência, Integridade, Controle Interno e Controle Social com o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, nesta quinta-feira (11), na sede da CGU-PB, no Centro de João Pessoa. Na ocasião, o Controlador de João Pessoa realizou o convite ao ministro para participar da VI Semana da Transparência Pública de João Pessoa, que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio. Este ano, o evento tem como tema “Liderança Feminina na Promoção da Transparência e Integridade”.
O Controlador Geral, Diego Fabrício, destacou a importância da visita. “A transparência na administração pública é um princípio fundamental que promove a responsabilidade, a confiança e a participação cívica na governança. Ter a oportunidade de debater essas pautas com o ministro é muito importante para nosso município”, disse.
Sobre o convite para VI Semana da Transparência, o Controlador comemorou a intenção do ministro em vir ao evento. “O ministro ficou muito feliz com a temática do evento este ano e disse que colocará em sua agenda a possibilidade de participar”, completou Fabrício.
O ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, parabenizou o município de João Pessoa por sua política de Transparência. “Essa agenda é muito relevante e essas iniciativas de João Pessoa são exitosas e merecem nossas congratulações. A transparência no Brasil é uma agenda que vem crescendo. Infelizmente, tivemos um período que a transparência não era uma prioridade, mas agora, certamente, ela voltou a ser. A Lei de Acesso à Informação está sendo plenamente cumprida, o Portal da Transparência trazendo novos dados. Esses são exemplos que têm que ser disseminados. Eu fico feliz em saber que João Pessoa tem conseguido construir essa agenda com tanta efetividade”, elogiou.
O ministro destacou que a transparência é o caminho para uma sociedade mais participativa em políticas públicas. “A transparência é o caminho para o controle social. Sem transparência a sociedade não consegue saber o que o Estado faz, o que o Governo faz, e nem quais são as políticas públicas e como estão sendo efetivadas, e sobretudo, como elas estão impactando na vida das pessoas. Saber disso é muito relevante, pois, garante que a sociedade confie no poder público, e sem essa confiança, temos dificuldade de construir nossa legitimidade como país. A transparência é um pilar essencial de todo esse processo, é onde as coisas começam em controle social e gestão de políticas públicas”, completou Vinícius Marques de Carvalho.
Sobre a VI Semana da Transparência Pública de João Pessoa, o ministro ressaltou a importância do tema escolhido este ano. “É uma iniciativa muito legal, que visa a valorização do trabalho que as mulheres têm executado à frente dos órgãos de Controle, a frente dessa agenda de transparência, e que de fato, é um papel muito relevante. Em muitas políticas públicas as mulheres são as principais aliadas do Estado brasileiro. Aqui, na Paraíba, são 673 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, 80% delas são chefiadas por mulheres. Então, a efetividade dessas políticas acaba dependendo dessa articulação e acho que a questão de gênero perpassa isso de uma maneira muito grande e por isso, gostaria de parabenizar a CGM por essa pauta e agradecer o convite”, concluiu.