“Que nenhuma mulher ou criança passe fome esta noite”, cantam os Rolling Stones com Lady Gaga e Stevie Wonder em música nova
No dia seis de setembro, os Rolling Stones liberaram Angry, o primeiro single do álbum de inéditas Hackney Diamonds, que será lançado no dia 20 de outubro. Nesta quinta-feira, 28 de setembro de 2023, mais uma música nova foi disponibilizada nos serviços de streaming: Sweet Sounds of Heaven.
Sobre Angry, postei aqui na coluna: “Se você quer saber o que achei, respondo que gostei muito. É inconfundível. Traz os Rolling Stones, uma banda sexagenária, fazendo o que eles sempre souberam fazer – o velho e bom rock’n’ roll”.
E sobre Sweet Sounds of Heaven? Se você quer saber o que achei, respondo que gostei muito mais do que de Angry. É inconfundível também. Só que vai além do velho e bom rock’n’ roll que os Stones sempre souberam fazer. Essa segunda música do álbum Hackney Diamonds traz a banda sexagenária em seu melhor, no topo, num número que pode figurar entre os seus grandes momentos.
Sweet Sounds of Heaven é um gospel. Melodia de gospel, arranjo de gospel, letra de gospel. Todos sabem que a música religiosa dos pretos americanos é uma das matrizes do rock. Há esse ensinamento tanto no Ray Charles dos primeiros anos na Atlantic quanto no jovem Elvis Presley que explodiu em meados da década de 1950.
Para ficarmos com um exemplo, Shine a Light, que os Rolling Stones gravaram para o álbum Exile on Main Street, de 1972, é um gospel. E é devastador. Sweet Sound of Heaven, 51 anos depois, é dessa mesma linhagem. Poderia, tranquilamente, estar no disco duplo de 1972, que considero o melhor da banda.
Foram lançadas duas versões. Uma tem 7 minutos e 22 segundos. A outra, 5 minutos e 6 segundos. A autoria, naturalmente, é de Mick Jagger e Keith Richards. Jagger divide os vocais com Lady Gaga, que é uma grande cantora. Gaga já havia feito Gimme Shelter ao vivo com os Stones nos 50 anos da banda, 10 anos atrás. E há ainda o piano de Stevie Wonder.
Já pensaram? Sweet Sounds of Heaven, um gospel dos Rolling Stones com Lady Gaga e Stevie Wonder como convidados? Parece mentira. Ouçam.