Você sabia que música de Gilberto Gil foi inspirada em grande sucesso de Marcos Valle?

Em 1964, Marcos Valle tinha 21 anos quando compôs a melodia de Eu Preciso Aprender a Ser Só. Era um tema instrumental tão bonito que parecia não precisar de letra. Quem ouvia dava essa opinião ao autor, que acabou se convencendo. Mas eis que seu irmão e parceiro Paulo Sérgio resolveu fazer uma letra, e o que já era incrivelmente belo ficou ainda mais.

Eu Preciso Aprender a Ser Só é um clássico do cancioneiro popular brasileiro. De Elis Regina a Tim Maia, muita gente gravou.

Fora do Brasil, merece destaque a gravação de Sarah Vaughan, que está no primeiro dos álbuns que a grande cantora de jazz dedicou integralmente à música popular brasileira.

Em 1973, Gilberto Gil tinha 31 anos e voltara do exílio há pouco quando compôs Eu Preciso Aprender a Só Ser.

Mas atenção: é só ser e não ser só, como na canção dos irmãos Valle. Digamos que Gil, em suas meditações, aprofundou Eu Preciso Aprender a Ser Só.

Marcos e Paulo Sérgio Valle inspiraram Gilberto Gil. Gil faz menção à influência na própria letra da canção que compôs. É diálogo musical belo e rico.

Nesta quinta-feira, 14 de setembro de 2023, Marcos Valle (Foto/Divulgação) faz 80 anos. É um dos grandes nomes da música popular brasileira.

EU PRECISO APRENDER A SER SÓ

Marcos e Paulo Sérgio Valle

EU PRECISO APRENDER A SÓ SER

Gilberto Gil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *