A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), iniciou, nesta segunda-feira, 12, o curso de qualificação profissional para estudantes do Programa de Correção de Fluxo Tempo de Avançar (Protar). O curso é realizado mediante uma parceria firmada com a empresa Necxt e beneficia cerca de 100 alunos das escolas municipais Rômulo Gouveia e Lourdes Ramalho, do Complexo Habitacional Aluizio Campos.
Para o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, a parceria celebrada tem impacto positivo na vida dos estudantes. “Sabemos o quanto o mercado de trabalho tem cada vez mais exigido habilidades comportamentais importantes, as ‘soft skills’. E através dessa parceria que firmamos com a Necxt, nossos estudantes terão contato com um conteúdo prático, aprendendo a usar essa rede social (LinkedIn) de forma a destacar suas principais habilidades e experiências, diante de futuros recrutadores”, avaliou.
Segundo o gerente de Estatística e Informática, Cayque Silva, o curso se soma a uma série de outras ações já desenvolvidas na Seduc. “É um curso que vai ensinar informática básica para redes sociais e LinkedIn. De início estamos atendendo alunos das escolas Lourdes Ramalho e Rômulo Gouveia. Aulas com duas horas, duas vezes por semana. Estamos muito felizes em voltar com essas formações para alunos da Rede, parados ainda na pandemia. Esse projeto se soma a uma série de ações, como entrega de conectividade e chromebooks, que vão somar na vida de cada estudante do município”, afirmou.
De acordo com a business partner da Necxt, Mariana Góes, o curso é uma oportunidade de ajudar jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho. “É uma oportunidade para que esses jovens tenham esse momento de capacitação. Para que cheguem ao mercado com diferencial, para que saibam se comportar numa entrevista de emprego. A Necxt é uma empresa que dá oportunidade para primeiros empregos e absorve pessoas que acabaram de sair da escola e essa é uma oportunidade para ajudar jovens que podem ser absorvidos pela Necxt ou por qualquer outra empresa”, explicou.
O curso é ministrado pelo professor Vidal Silva, da Necxt, e terá duração total de 20 horas, com entrega de certificado ao final. Cada turma terá aula duas vezes por semana, no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).
Codecom